Wânia Pasinato

Wânia Pasinato Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atuou como professora contratada da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, onde lecionou a disciplina de Sociologia Geral e Sociologia Jurídica. Atualmente é bolsista de pós-doutorado do Núcleo de Estudos de Gênero/PAGU-Unicamp, com bolsa da FAPESP e pesquisadora sênior do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violência contra a mulher, gênero, delegacias de defesa da mulher e sociologia jurídica.

Principais Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

1. Crime, violência e impunidade. Revista ComCiência
  2. Adorno, Sérgio and Pasinato, Wânia A justiça no tempo, o tempo da justiça. Tempo soc., Nov 2007, vol.19, no.2, p.131-155.
  3. Questões atuais sobre gênero, mulheres e violência no Brasil. Praia Vermelha (UFRJ), v. 14&15, p. 130-134, 2007.
  4. Delegacias de Defesa da Mulher e Juizados Especiais Criminais: contribuições para a consolidação de uma cidadania de gênero. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 40, p. 282-295, 2002.
  5. Pasinato, W ; NEME, C. . Violência Urbana e as Graves Violações de Direitos Humanos. Revista Ciência e Cultura - SBPC. Temas e Tendências: Violência, São Paulo, p. 47-49, 2002.
  6. Violência Policial e o Papel da Perícia Médica. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 33, p. 253-260, 2001.
  7. Justiça Criminal e violência contra a mulher: o papel da justiça criminal na solução dos conflitos de gênero. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 18, 1997.
  8. Police Station for the defense of women, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições

1. Acesso à justiça e violência contra a mulher em Belo Horizonte. Formato 14x21, 232 páginas. ISBN: 978-85-391-0337-9. Annablume Editora e Livraria Martins Fontes, São Paulo, 2012.
  2. Pasinato, W ; LOCHE, A. A. ; FERREIRA, H. R. S. ; SOUZA, L. A. F. . Sociologia Jurídica: estudos de sociologia, direito e sociedade. Porto Alegre: Síntese, 1999. v. 1. 270 p.
  3. Justiça e Violência contra a mulher.O papel do Sistema Judiciário na solução dos conflitos de gênero. São Paulo: Annablume, 1998. v. 1. 320 p.

Capítulos de livros publicados

1. Os estereótipos de gênero nos processos judiciais e a violência contra a mulher na legislação. In: NAVES, Rubens; QUARTIM DE MORAES, Maria Lygia. (Org.). Advocacia pro bono em defesa da mulher vítima de violência. São Paulo: Editora UNICAMP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002, v. , p. 107-114.

Textos

1. Delegacias de Defesa da Mulher e Juizados Especiais Criminais: mulheres, violência e acesso à justiça

Pesquisa

1. Acesso à justiça para mulheres sobreviventes de violência. Projeto apoiado pelo Centro Internacional de Investigaciones para el Desarrollo (IDRC). Desenvolvido por: Pagu/Unicamp - Brasil, Ceplaes - Equador, PATH: a catalyst for global health, Manuela Ramos - Peru, Centre for Research on Latin America and the Caribbean - Canadá (CERLAC), Centro de la Mujer Peruana Flora Tristán, Universidade de Coimbra - Portugal, University of San Francisco - EEUU
  2. Violência, Gênero e Direitos Humanos. Bolsa de Pós-Doutorado no Pagu/Unicamp, Fapesp (01/2007 a 12/2008) Vinculada ao projeto temático Fapesp: Gênero, Corporalidades.
  3. De Sujeitos de Dor a Sujeitos de Direitos: o enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes na ONG SOS Mulher e Família. Orientação - Ioná Vasques Capodifoglio (Bolsista FAPESP - Iniciação Científica)

Produção de Adriana disponível no Scielo Link para o currículo Lattes Curriculo de Adriana no Sipex/Unicamp

AnexoTamanho
wania.jpg24.53 KB