Biblioteca Beth Lobo


 
O acervo da Biblioteca Beth Lobo - Núcleo de Estudos o Gênero Pagu se desenvolveu através de doações de pesquisadores, interações com organizações não governamentais, centros de pesquisa, instâncias governamentais, outras universidades, agências de fomento à pesquisa e através de permutas.
 
Tem como missão constituir um acervo especializado na produção acadêmica, nacional e internacional, em diálogo com o campo de estudos de gênero, do feminismo e da sexualidade.
 
Seus objetivos são: organizar e disseminar os suportes informacionais especializados, de modo a auxiliar as pesquisas desenvolvidas no Núcleo no campo interdisciplinar de estudos de gênero, do feminismo e da sexualidade; desenvolver produtos e serviços que contribuam para que os(as) usuários(as) utilizem com maior eficácia e eficiência os suportes informacionais.
 
O nome da Biblioteca
por Adriana Piscitelli
Elizabeth Souza Lobo* foi uma relevante acadêmica feminista brasileira. Socióloga, foi professora da USP e ativa militante pelos direitos sociais e, de maneira mais específica, pelos direitos das mulheres, com especial atenção às trabalhadoras. Faleceu aos 47 anos,  deixando um legado extremamente rico constituído por pesquisas, reflexões, artigos e livros, entre eles “A classe operária tem dois sexos” e Emma, uma bela biografia de Emma Goldman, publicado pela Brasiliense em 1983.  O nome escolhido para a biblioteca faz uma homenagem ao trabalho intelectual e ao ativismo dessa feminista. O curso planejado por ela sobre gênero e feminismos - que não chegou a ministrar - foi a base para a reunião do grupo de estudos que se converteria no Núcleo de Estudos de Gênero- PAGU.
 
Horário de funcionamento
 
Contato
Biblioteca "Beth Lobo" do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Cora Coralina, 100 - IFCH - Prédio dos Centros e Núcleos
13083-896
Campinas, São Paulo, Brasil
(19) 3521-1703
 
 
 
Bibliotecária responsável
CRB 8/7886
 
Bolsistas
Ana Carolina Cardoso (2018/2019)
Ana Caroline Ferreira (2019)
Gabriel Rodrigues (2019)
Ian Thomaz de Moura (2019)
 
Estagiária
Sara Gabrielle Martins de Araujo  (2019)
 
 
 
* Saiba mais: