Languages

Mesa redonda em torno da edição 16 da revista "Brésil(s) - Genre et justice", 21/09 das 14h às 17h

Event Date: 
21/09/2020 - 14:00

 
 
Mesa redonda em torno da edição 16 da revista
"Brésil(s) - Genre et justice"
Segunda-feira, 21 de setembro de 2020, das 14h às 17h (horário de Paris)
 
Atividade virtual com inscrição obrigatória: moschpun@ehess.fr
Presença de Guita Grin Debert e Maria Filomena Gregori;
Autores: Lia Zanotta Machado, Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Daniel Schroeter Simião, Marcella Beraldo de Oliveira, Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, Larissa Nadai, Cilmara Veiga e Heloisa Buarque de Almeida;
Debatedores:
Pascale Molinier (Sorbonne Paris Nord University)
Mathieu Trachman (Instituto Nacional de Estudos Demográficos - INED)
 
Apresentação:
Desde a década de 1970, a justiça brasileira é objeto de estudos e reflexões críticas das ciências sociais e das teorias feministas, em especial pela análise dos becos sem saída que encontra no enfrentamento da violência de gênero. . Com base num sólido método etnográfico, as investigações e discussões confrontam-se com um contexto institucional em que o direito penal, rompendo com uma criminologia orientada exclusivamente para o crime e o criminoso, ganha cada vez mais importância às vítimas, ao mesmo tempo que novas leis e instituições destinadas a garantir os direitos das minorias discriminadas são aprovadas e postas em prática.
Este dossiê procura abordar as versões mais sofisticadas, do ponto de vista analítico, das diferentes posições presentes neste debate, o que implica dar especial atenção à politização da justiça e ao papel das relações interpessoais. e questões familiares nos processos judiciais, elementos que norteiam a prática de muitos juízes e mediadores.
 
Para saber mais:
Site da American Worlds - http://mondes-americains.ehess.fr/index.php