Languages

Lançamento: CALEIDOSCÓPIO – Rede Nacional de Estudos e Pesquisas Feministas...

Published in 05/05/2022 - 15:41

Estimades colegas,

É com muita alegria que, decorrido um ano do nosso encontro nacional de centros, grupos e núcleos de pesquisa, vimos convidá-les a participar do lançamento da CALEIDOSCÓPIO - Rede Nacional de Estudos e Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Interdisciplinares e Decoloniais.
 
A Rede CALEIDOSCÓPIO é resultado do trabalho do conselho nacional eleito em nossa reunião de 2021, que tinha como intuito dar encaminhamentos às nossas decisões.
 
A Caleidoscópio tem como função primordial articular institucional e politicamente, em âmbito nacional, a área de estudos e pesquisas em gênero, sexualidade, feminismos e transfeminismos, de modo interdisciplinar, antirracista, crítico do capitalismo neoliberal e suas práticas de extermínio, as quais incidem nos modos de organização, produção e circulação de conhecimento. Visa fomentar o debate conceitual e o aprimoramento de metodologias e abordagens de pesquisa, articulando saberes locais e internacionais, acadêmicos e dos movimentos sociais, promovendo trocas e parcerias intranúcleos e centros de pesquisa e projetos de extensão, com propósito de dar maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas tanto interna quanto externamente. Neste sentido, a Rede tem por objetivo estabelecer conexões dialógicas e articuladas entre academia e sociedade no que tange à proposição e assessoramento de políticas públicas para erradicação de iniquidades e desigualdades raciais, de gênero e sexualidades.
 
O lançamento ocorrerá pelo canal do YouTube da Rede CALEIDOSCÓPIO  no dia 13/05, sexta-feira, às 20h00. Incentivamos que divulguem nos seus núcleos e centros de pesquisa o link e que se inscrevam no canal: https://www.youtube.com/channel/UCpmHHCuah3YuuSX1DMRr0sA/featured
 
Na ocasião, apresentaremos a proposta de organização da Rede e as formas de filiação, assim como nossas próximas atividades.
 
Contamos com você e suas/seus colegas para fortalecermos esse espaço que (re)nasce em um momento tão fundamental para estarmos juntes em defesa do nosso campo de estudos e de atuação política.
 
Conselho Executivo:
Joana Maria Pedro (IEG-UFSC)
Karla Bessa (PAGU/UNICAMP)
Maíra Kubik (NEIM/UFBA)
Silvia Lúcia Ferreira (NEIM/UFBA)