Oportunidades na área de gênero - Abril/2019

Published in 30/04/2019 - 17:52

 

As informações divulgadas nesta página, exceto tópico 1 - Núcleo Pagu, foram extraídas de sites de organizações externas ao Núcleo e por isso não são de responsabilidade do Núcleo ou da Universidade Estadual de Campinas.
Para receber atualizações de oportunidades por e-mail, envie uma mensagem com o título inscrição divulga-pagu para pagu@unicamp.br, informando seu nome completo e solicitando sua inscrição.
Esta página pode receber atualizações com novas informações recebidas antes da postagem do mês seguinte.

 
 
TÓPICO 1 – NÚCLEO PAGU
 
 
Cadernos Pagu
Cadernos pagu, revista online, de acesso aberto e gratuito do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu, publica artigos inéditos com contribuições científicas originais, que colaborem para a difusão de conhecimentos no campo dos estudos de gênero e a leitura crítica da produção internacional. Recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol. Todo o material publicado, inclusive no período anterior à indexação no SciELO, se encontra disponível em http://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-paguhttp://periodicos.sbu/. No Scielo, disponível a partir da edição 16, em http://www.scielo.br/cpa
 
 
TÓPICO 2 - FINANCIAMENTO DE PESQUISA

 
FAPESP e Belmont Forum anunciam segunda chamada de propostas em 2019                                      

A FAPESP e o Belmont Forum, grupo de agências de fomento à pesquisa sobre mudanças globais, anunciam uma nova chamada de propostas – o segundo lançamento em 2019 – no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições.

Por meio da chamada, o Belmont Forum busca incentivar pesquisas que envolvam os diversos setores da sociedade, visando amenizar o risco de desastres – entendidos como eventos ambientais externos gerados por forças naturais ou antropogênicas – e aprimorar, de maneira ampla, a resiliência da sociedade a desastres. Intitulada “Disaster Risk, Reduction and Resilience”, é apoiada por seis agências de fomento participantes do Belmont Forum de seis países diferentes.

Prazo de submissão: 20 de Maio de 2019

Mais informações: http://www.fapesp.br/12759

Chamada para Projeto Conjunto de pesquisa CAPES

Programa de Cooperação Estratégica com o Sul Global COOPBRASS visa selecionar Projetos Conjuntos de Pesquisa com países da África, da América Latina e Ásia que não tenham Acordo de Cooperação vigente com a CAPES, em todas as áreas do conhecimento, de modo que os benefícios alcancem todas as instituições envolvidas.

Prazo para propostas: 01 de Abril a 31 de Maio

Mais informações: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pve/progr...

FAPESP e CONICYT anunciam nova chamada de propostas                                                                        

A FAPESP e a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT), do Chile, anunciam a uma nova chamada conjunta de propostas – a segunda no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições.                                                                                           

O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo e pesquisadores do Chile. Serão apoiadas propostas colaborativas em todos os campos do conhecimento.                              

Prazo final para propostas: 17 de Junho de 2019                                                                                     

Mais informações: http://www.fapesp.br/12777

FAPESP participa de chamada com o European Research Council                                                 

Chamada apoiará propostas de colaborações em diversas áreas do conhecimento por meio da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior                                                   

A FAPESP anuncia sua participação em chamada de propostas organizada em parceria com o European Research Council (ERC), em articulação com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A oportunidade está aberta a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa do Estado de São Paulo, e tem como objetivo fortalecer a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em equipes de pesquisadores europeus com projetos financiados pelo ERC. A chamada receberá propostas em diversas áreas do conhecimento.

Prazo para propostas: 30 de Junho de 2019

Mais informações: http://www.fapesp.br/12741

SPRINT abre segunda chamada de propostas em 2019

A FAPESP anuncia a segunda chamada de propostas de 2019 da modalidade SPRINT – São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo final para propostas: 29 de julho de 2019.

Mais informações: http://www.fapesp.br/12806

Chamada CAPES/DAAD/CNPQ/FAPESP para Auxílio à pesquisa em intercâmbio alemão

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/DAAD, em cooperação com a CAPES, o CNPq e a FAPESP, oferece um programa de auxílios para estadas de pesquisa na Alemanha para doutorandos com bolsas de estudo no Brasil, com o objetivo de viabilizar a permanência de doutorandos brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da bolsa no país da agência brasileira.                                                                                                                                                                                                                                        CHAMADAS 2019:
1. Primeira chamada aberta de 01/02/2019 até 28/02/2019: para estadias entre 01/07/2019 e 31/12/2019

2. Segunda chamada aberta de 01/03/2019 até 01/04/2019: para estadias entre 01/09/2019 e 30/04/2020

3. Terceira chamada aberta de 15/10/2019 até 01/12/2019: para estadias entre 01/05/2020 e 31/10/2020

Mais informações: http://www.capes.gov.br/daad.org.br/auxilio

Chamada de Propostas FAPESP-University of Surrey

Novos projetos de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da Universidade de Surrey e do Estado de São Paulo
Submissão: fluxo contínuo
Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/en/11623
 
Chamada de propostas FAPESP-Finep - PAPPE/PIPE Subvenção - FASE III 7ª rodada

Chamada FAPESP 06/2019
Prazo para recebimento de propostas: 13/05/2019
Serão selecionados projetos de pequenas empresas do Estado de São Paulo 
Apoio: FAPESP e Finep
http://www.fapesp.br/12595
 
Fluxo Contínuo

A Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) oferece em fluxo contínuo financiamento para projetos de pesquisa individuais e colaborativos a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/auxilios/
 
Chamada FAPESP 25/2017

Chamada de Propostas - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência
Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo
Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência.
Apoio: FAPESP e CNPq
http://www.fapesp.br/10992 
 
Chamada FAPESP 41/2016

DFG/FAPESP  Coordinated Programmes
Prazo para recebimento: fluxo contínuo
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 
http://www.fapesp.br/10624
 
Chamada FAPESP 40/2016

DFG/FAPESP Research Grant Proposals 
Prazo para recebimento: fluxo contínuo
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)
http://www.fapesp.br/10623
 
Chamada FAPESP 42/2015

Chamada de propostas em colaboração com propostas submetidas ao EU Horizon 2020 
Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo
A pesquisa em colaboração abrange todas as áreas do conhecimento.
Apoio: FAPESP e União Europeia/Horizonte 2020
http://www.fapesp.br/9775 
 
Fundo de Estruturação de Projetos - BNDES FEP

O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados.

Mais informações em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

Chamada FAPESP/UKRI

A FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

Prazo para recebimento de propostas: Fluxo contínuo                                                                                                                                                                                    Mais informações em: http://www.fapesp.br/10273

Chamada de propostas para Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático

Prazo para recebimento de submissões: Fluxo contínuo

Orientações para pesquisadores do Estado de São Paulo

O financiamento da FAPESP segue as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, exceto nas condições explicitamente descritas nas orientações do site.

Para mais informações: http://www.fapesp.br/10624

Chamada de propostas para Auxílio à Pesquisa – Regular

Prazo para recebimento de submissões: Fluxo contínuo

Orientações para pesquisadores do Estado de São Paulo

O financiamento da FAPESP segue as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular, exceto nas condições explicitamente descritas nas orientações  do site.

Para mais informações: http://www.fapesp.br/10623
 
 
TÓPICO 3 - ENVIO DE ARTIGOS, TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
 

 

3.a - chamada para submissão de trabalhos;

 

 

Revista Enfoques

Enfoques, revista discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (PPGSA), convida todas e todos para o envio de artigos para o dossiê:
Tecnologias: Saberes, transversalidades, experiências e resistências.
Este dossiê tem por objetivo reunir pesquisas de estudantes de pós-graduação que discutam as tecnologias a partir de perspectivas sociológicas e antropológicas. As tecnologias reconfiguram formas de estar no mundo, de pensá-lo e de fazer política e, sendo um tema urgente, apresentam desafios para as ciências sociais. Sendo assim, buscamos trabalhos que reflitam sobre questões trazidas pelo uso da informática, da internet e uso de dados e suas implicações sociais, tais como formas de identidade e ação virtual, valores associados ao ativismo e à participação política em rede e experiências sociais afetadas pela comunicação digital e pelas tecnopolíticas da vigilância; e também suas implicações epistemológicas e metodológicas (como os chamados métodos digitais) para a sociologia e a antropologia. Destacamos alguns dos aspectos que poderiam ser abordados nos trabalhos: democracia e governo, autoritarismo, participação política, eleições; redes sociais, plataformização da web e capitalismo de plataforma; ciberativismo, tecnoativismo e movimentos sociais; anonimato, criptografia e segurança; Big Data, cidades inteligentes, tecnopolíticas de vigilância e capitalismo de vigilância; internet das coisas, inteligência artificial e realidade virtual; narrativas, interseccionalidades, feminismos; arte e estética; intervenções biotecnológicas sobre meio ambiente, organismos e corpos, gênero e sexualidade; redes e mediações sociotécnicas; continuidades e deslocamentos das fronteiras de ação humana e não-humana, borramentos entre a legalidade e ilegalidade, do público e privado.

Serão aceitos artigos escritos em português, inglês e espanhol e a submissão dos textos deve ser realizada por meio do sistema on-line da Revista Enfoques até o dia 05 de maio de 2019. Na submissão do trabalho, a indicação para o dossiê deve estar assinalada na primeira página do arquivo.

Mais informações: http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br/normas.php
 
CHAMADA PARA DOSSIÊ - ESTUDOS DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E RESISTÊNCIAS - Revista Educação e Linguagens
 

Nos últimos anos, os Estudos de Gênero estão na berlinda de discursos políticos e religiosos, que tentam proibir, mediante legislação, a discussão do tema na escola. Diante desse cenário, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem propostas de artigos que problematizem as questões de gênero e suas intersecções com raça/etnia, classe, sexualidade e geração, bem como diversidade, movimentos sociais de resistência, educação para os direitos humanos e temas correlatos, especialmente numa perspectiva interdisciplinar, com distintas abordagens, concepções teóricas e metodológicas. Entendemos que o momento é propício para o aprofundamento da reflexão acerca dos estudos de gênero, para a efetivação de políticas públicas e para aproximação dos debates de gênero com a educação e com a escola. 
Prazo para submissão de artigos: 30 de julho de 2019 
Responsáveis pela organização do número temático:
Profa. Dra. Fabiane Freire França (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão)  
Profa. Dra. Claudia Priori (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão) 
Profa. Dra. Ana Lúcia Galinkin (Universidade de Brasília - UNB) 
Mais informações:  http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/announcemen...
 
Chamada Temática N. 36: Gênero e Religiosidades: resistências e modos de vida, da Revista Brasileira de História das Religiões

Organizadoras: Caroline Jaques Cubas (UDESC) e Cintia Lima Crescêncio (UFMS)
Prazo limite para envio das propostas: 15 de novembro de 2019.
Ementa: Essa chamada temática se propõe a reunir pesquisas que tenham a categoria gênero como central para analisar práticas e experiências religiosas. Pensando nas formas institucionalizadas de vida religiosa e nas atividades de organizações não governamentais como Católicas pelo Direito de Decidir, de coletivos como Evangélicas pela Igualdade de Gênero e de igrejas inclusivas, pretendemos que essa proposta articule artigos consagrados a refletir sobre religiosidades como lugar/discurso/prática de vida e resistência no que se refere à igualdade de gênero tanto no Brasil, como no mundo.  
Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/announcement/view/244

Chamada Temática para submissão de artigos,resenha, entrevista ou ensaio - Revista Profanações

Atualmente a Revista Profanações conta com pesquisadores pareceristas vinculados ao pensamento agambeniano e/ou de seus interlocutores de universidades da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Espanha, Itália e, de diversas regiões do Brasil.

A Revista Profanações convida os/as interessados/as em contribuir com a temática proposta, sob a forma de artigo, resenha, entrevista ou ensaio. Esperamos receber contribuições sobre a temática apresentada acima, assim como análises comparativas, que considerem as contribuições da biopolítica italiana frente a possíveis diálogos com autores europeus, latino-americanos e/ou asiáticos, além de análises sobre a (bio)política no Brasil à luz do pensamento italiano. Nesse sentido, são bem-vindas quaisquer contribuições que estejam de acordo com os interesses da “Revista Profanações” (vide “Foco e Escopo” da revista).
Prazo para submissão: Fluxo contínuo
Mais informações: http://agambenbrasil.com.br/revista-profanacoes/

 

 

3.b - chamada para submissão de trabalhos em eventos;

 

 

5th Queering the Afro-Luso-Brazilian Studies International Conference /3° Congresso Internacional Literatura e Gênero

Acontece nos dias 17, 18 e 19 de Junho na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo.

Inscrições com Submissão de Trabalho: 01 de Abril a 15 de Maio

Inscrições para Ouvintes: 01 de Abril a 12 de Junho

Mais informações: https://plataforma9.com/congressos/5-conferencia-internacional-queering-...

VII ENEIMAGEM - VII Encontro Nacional de Estudos da Imagem

Universidade Estadual de Londrina - 14 a 17 de maio de 2019
Os Encontros Nacionais de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) e Encontros Internacionais de Estudos da Imagem (EIEIMAGEM) são eventos que acontecem paralelamente a cada dois anos e congregam estudiosos e estudiosas da imagem de diversas áreas de todo o Brasil e de outros países, com grande participação da América Latina.
O período de inscrições vai de 08 de fevereiro até 07 de abril de 2019 (encerradas).

No momento abertas somentes inscrições para ouvintes e minicursos, até 14 de maio.
Mais informações: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2019/
     
O IV SEMINÁRIO LATINOAMERICANO DE GEOGRAFIA, GÊNERO E SEXUALIDADES

13 a 15 de novembro de 2019 | Tandil, Buenos Aires, Argentina
Envio de trabalhos até 31 de maio de 2019.
Mais informações:  https://geografiadegenero.wixsite.com/geografiadegenero
 

 

3.c - inscrições abertas para participação em eventos

 

Veganismo e Feminismo: mesa debate

3 de Maio  de 2019  às 19:00 | Palquinho |  CAASO

Mais informações: https://www.evensi.com/veganismo-feminismo-mesa-debate-palquinho-caaso/3...

A Feira de Economia feminista e Solidária

11 de Maio de 2019 | Ponto de Cultura e Economia Solidária do Butantã Mais informações: https://www.evensi.com/feira-economia-feminista-solidaria-avenida-corife...

1ª Encontro Perspectivas Feministas em História da Filosofia

22 de Maio de 2019 | EFLCH - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)

Mais informações: https://allevents.in/guarulhos/1ª-encontro-perspectivas-feministas-em-história-da-filosofia/200016859684855

VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA

Lisboa, 4-7 de Junho de 2019
(NOVA – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa)
Painel 27 - Subjetividade, Emoções e Políticas Públicas 
Coordenação:  Maria Claudia Coelho (UERJ) – mccoelho@bighost.com.br | Iara Beleli (UNICAMP) – iarabeleli@gmail.com
Resumo curto: Este painel propõe discutir as dimensões subjetivas e emocionais da política com foco em estudos sobre concepção, avaliação e/ou engajamento na defesa de políticas públicas. Serão aceitos estudos sobre políticas públicas em diversas áreas – educação, avaliação científica, migração/deslocamentos, segurança pública, economia, entre outras - em diálogo com as demandas dos movimentos sociais. 
Painel 103 - Sexualidades, Gênero e Curso de Vida: analisando intersecções de marcadores sociais em contextos luso-afro-brasileiros
Coordenação:Julio Assis Simões - USP - julio.assis.simoes@gmail.com | Carlos Eduardo Henning - UFG - carloseduardohenning@gmail.com
Resumo: Este painel propõe abarcar pesquisas em contextos luso-afro-brasileiros com vistas a compreender como os períodos do curso da vida – infância, juventude, vida adulta, meia idade e velhice – ganham sentidos particulares à luz de abordagens voltadas às articulações de gênero, sexualidade, corpo, raça, etnia, classe. Pretendemos ampliar e dar continuidade às discussões suscitadas em outros painéis e grupos de trabalho realizados em congressos de antropologia na América do Sul, como a Reunião Brasileira de Antropologia de 2016 e as duas últimas Reuniões de Antropologia do Mercosul(2015 e 2017), levando em consideração o crescimento do interesse acadêmico e ativista em torno às maneiras pelas quais determinadas marcas de diferença estão implicadas na construção de cenários de desigualdades, discriminações, hierarquizações, normatividades – e, por consequência, abrir espaço para que tais cenários possam ser também relativizados, contestados e desconstruídos. Privilegiaremos trabalhos que enfoquem: processos de subjetivação, relações de poder, representações sociais, políticas públicas, contextos institucionais, familiares e educacionais, assim como experiências de violência, erotismo, práticas sexuais, medicalização, conjugalidades, parentalidades e envelhecimentos LGBTI+. Questões envolvendo redes de apoio social e de cuidado, relações (inter)geracionais, sociabilidades, usos e apropriações do espaço urbano, consumo, aposentadoria, seguridade social e usos da internet também são bem-vindas.
Estão abertas inscrições para ouvintes.
Outras informações (línguas aceitas e uso de recursos audiovisuais e de informática) podem ser encontradas no site do congresso: http://apa2019.apantropologia.org/

Tecendo aos Domingos: GÊNERO e SEXUALIDADE: TECENDO DIÁLOGOS

30 de Junho, das 9h às 11h e 30 min

Mais informações: https://www.facebook.com/events/tecendo-transformações/tecendo-aos-domingos-gênero-e-sexualidade-tecendo-diálogos/280429669561848/

II Seminário Mulheres investigadoras e investigação sobre mulheres nas universidades ibéricas 

"Autonomia e reconhecimento das mulheres na Academia" 
18 e 19 de julho de 2019 no Salão de Atos da Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca 
Mais informações: http://mujeresinvestigadoras.usal.es/15754/detail/mujeres-investigadoras
 
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero "5th European Geographies of Sexualities Conference 

Overcoming Hegemonies and Hierarchies: Towards a more Horizontal and Transnational Geographies of Sexualities" 
26 a 28 de setembro de 2019 | Prague, Czechia   
Mais informações: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/announcement/view/294

 

 

TÓPICO 4 - CURSOS NA ÁREA DE GÊNERO

 

 

Dissidências Sexuais e Gêneros Plurais:A psicanálise revisitada pelas subjetividades atuais - 1ª Edição

Inscrições até: 10 de Maio de 2019 | PUCRS

Mais informações: http://educon.pucrs.br/cursos/dissidencias-sexuais-e-generos-plurais/
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Gênero e Diversidade no Cotidiano Escolar

Público Alvo Professores, diretores de escolas, psicólogos, sociólogos, psicopedagogos, profissionais da área da saúde e interessados na área.

Matrículas abertas.

Mais informações: https://saobraz.edu.br/cursos/genero-e-diversidade-no-cotidiano-escolar
 
Especialização em Educação, Gênero e Estudos da Mulher e da Feminilidade

Promover a capacitação da profissional em Educação, Serviço Social, Psicologia, Antropologia e Saúde Integral da Mulher.

Matrículas abertas.

Mais informações: https://www.faculdademax.edu.br/cursos/pos-graduacao/educacao/pos-gradua...