Abaixo das informações, você poderá encontrar o link para acesso ao formulário para preenchimento.
Como as aquisições de materiais com recursos orçamentários funcionam na Universidade?
A compra, que pode envolver somente um item ou um conjunto de itens, se torna mais burocrática e e exige mais tempo à medida que se torna mais custosa para a Universidade. Isto porque a Unicamp, como uma autarquia estadual, deve seguir legislações a respeito de licitações públicas, como o estabelecimento de critérios objetivos de compra (impossibilidade de escolher marca de material como regra), o atendimento a certos ritos procedimentais, etc. Estes regramentos, criados para evitar um desvio de finalidade do uso do dinheiro público, acabam por engessar compradores destes materiais e isto costuma provocar maior morosidade a estes processos. No caso específico do Pagu, em que não há concentração de recursos e possibilidade de compra pela própria secretaria do Núcleo, há a necessidade de prosseguimento da solicitação por diversos setores: COCEN para autorização, AEPLAN para alocação do recurso, DGA para efetivação da compra. Isto também acaba contribuindo para um alongamento do prazo de aquisição.
Abaixo a sequência completa do processo de aquisição com recursos orçamentários, até a sua finalização.
Como as aquisições de materiais com recursos extraorçamentários funcionam no Núcleo Pagu?
Para adquirir materiais de consumo com recursos extraorçamentários, é necessário haver previsão no Termo de Outorga, Contrato ou Projeto a respeito deste gasto específico. Nestes casos, a aquisição geralmente é feita com cartão que o próprio pesquisador possui para realização de gastos do projeto, ou é feita pela Funcamp: os procedimentos em ambos os casos são mais rápidos se comparados aos procedimentos com recursos orçamentários.
O que é necessário definir antes da solicitação?
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Detalhamento do material – caso tenha conhecimento de um material ofertado em lojas físicas ou virtuais, poderá descrever a marca, mas a compra respeitará os critérios técnicos descritos e o preço do material (poderá ser adquirido produto de outra marca).
Quais os prazos necessários para providências quanto à solicitação de aquisição de um material?
Os prazos, que variam conforme as circunstâncias do caso, são definidos da seguinte maneira:
- 5 dias úteis para realização da solicitação de compra pela secretaria junto à DGA ou Funcamp;
- 15 dias úteis para início de realização de cobranças pelo Pagu junto ao setor responsável pela aquisição: DGA ou Funcamp.
Dúvidas?