Aquisição de materiais de consumo


Abaixo das informações, você poderá encontrar o link para acesso ao formulário para preenchimento.
 
 
Como as aquisições de materiais com recursos orçamentários funcionam na Universidade?
                                                                                                                                                
 
A compra, que pode envolver somente um item ou um conjunto de itens, se torna mais burocrática e e exige mais tempo à medida que se torna mais custosa para a Universidade. Isto porque a Unicamp, como uma autarquia estadual, deve seguir legislações a respeito de licitações públicas, como o estabelecimento de critérios objetivos de compra (impossibilidade de escolher marca de material como regra), o atendimento a certos ritos procedimentais, etc. Estes regramentos, criados para evitar um desvio de finalidade do uso do dinheiro público, acabam por engessar compradores destes materiais e isto costuma provocar maior morosidade a estes processos. No caso específico do Pagu, em que não há concentração de recursos e possibilidade de compra pela própria secretaria do Núcleo, há a necessidade de prosseguimento da solicitação por diversos setores: COCEN para autorização, AEPLAN para alocação do recurso, DGA para efetivação da compra. Isto também acaba contribuindo para um alongamento do prazo de aquisição. 
 
Abaixo a sequência completa do processo de aquisição com recursos orçamentários, até a sua finalização. 
 
 
Como as aquisições de materiais com recursos extraorçamentários funcionam no Núcleo Pagu?
                                                                                                                                                                                           
 
Para adquirir materiais de consumo com recursos extraorçamentários, é necessário haver previsão no Termo de Outorga, Contrato ou Projeto a respeito deste gasto específico. Nestes casos, a aquisição geralmente é feita com cartão que o próprio pesquisador possui para realização de gastos do projeto, ou é feita pela Funcamp: os procedimentos em ambos os casos são mais rápidos se comparados aos procedimentos com recursos orçamentários.
 
O que é necessário definir antes da solicitação?
                                                                                                                                                 
 
  • Autorização da compra do material por parte da coordenação do Núcleo;
  • Detalhamento do material – caso tenha conhecimento de um material ofertado em lojas físicas ou virtuais, poderá descrever a marca, mas a compra respeitará os critérios técnicos descritos e o preço do material (poderá ser adquirido produto de outra marca). 
 
Quais os prazos necessários para providências quanto à solicitação de aquisição de um material?
                                                                                                                                                 
 
Os prazos, que variam conforme as circunstâncias do caso, são definidos da seguinte maneira:
  • 5 dias úteis para realização da solicitação de compra pela secretaria junto à DGA ou Funcamp;
  • 15 dias úteis para início de realização de cobranças pelo Pagu junto ao setor responsável pela aquisição: DGA ou Funcamp.
 
Dúvidas?        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
 

Formulário para aquisição de materiais de consumo <- clique aqui para solicitar a aquisição de um material de consumo