Normas de publicação


Envio de manuscritos

Os trabalhos devem ser encaminhados à submissão, exclusivamente, pelo Scielo Submission, cujo link está na página inicial do cadernos pagu no Scielo - www.scielo.br/cpa

 

Forma e preparação de  manuscritos

Os artigos devem ser inéditos. Não serão considerados para avaliação textos submetidos em outros periódicos. 

Os manuscritos devem estar anônimos. Teses, artigos e filiação institucional das/dos/des autores não podem constar no corpo do texto ou nas referencias bibliográficas.

Os artigos devem ter até 9000 palavras ou 45000 caracteres (com espaço), incluindo resumo (no máximo sete linhas) e abstract, palavras-chave (no máximo cinco) e título, ambos em português e inglês. As resenhas devem ter até 2500 palavras. As resenhas não devem ter resumo e abstract. No título da submissão, deve conter o nome da obra resenhada em caixa alta. 

A revista cadernos pagu tem como política editorial aceitar artigos escritos por, no máximo, três autores. Artigos com quatro ou mais autores serão rejeitados no início do processo de submissão. 

Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formatos jpeg ou tiff, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

Os títulos de livros e revistas mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras. As ênfases do autor devem vir em negrito.

Normas de notas de rodapé e referências bibliográficas também devem estar de acordo com o que segue abaixo no momento da submissão do manuscrito. 

 

NOTAS DE RODAPÉ
Numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários. Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: sobrenome do autor, ano da obra, dois pontos, página (Strathern, 2006:25-26). Obras publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas pelas letras do alfabeto (1988a - 1988b).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (resenha, documento, entrevista), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [STRATHERN, Marliyn. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas-SP, Editora da Unicamp, 2006 (1988)].

CAPÍTULO DE LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [ALGRANTI, Leila Mezan. Conventos e recolhimentos em Portugal e na América portuguesa: um estudo comparativo sobre instituições de reclusão feminina (séculos XVII e XVIII). In: COVA, Anne; RAMOS, Natália e JOAQUIM, Teresa. (orgs.) Desafios da Comparação: Família, mulheres e gênero em Portugal e Brasil. Oeiras, Celta, 2004, pp.65-88.]

ARTIGOS EM REVISTAS - sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, data, páginas. [CORRÊA, Mariza. Trampas do Traje. cadernos pagu (22), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2004, pp.185-200.]

DISSERTAÇÃO E TESES - sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. [ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenômeno da longevidade do garoto Bombril. Dissertação de mestrado, Sociologia, Unicamp, 2000.]

PUBLICAÇÕES EM MEIO ELETRÔNICO–seguir os critérios acima e acrescentar endereço eletrônico e data de último acesso. [PISCITELLI, Adriana. On Gringos andNatives, genderandsexuality in thecontextofinternational sex tourism. Vibrant - Virtual BrazilianAnthropology, ano 1, n°1, Brasília, 2004 [http://seer.cfh.ufsc.br/index.php/vibrant/article/viewArticle/241–acesso em 20 ago 2013].

 

Atenciosamente, 
Equipe editorial