Oportunidades na área de gênero - Agosto/2019

Publicado em 10/09/2019 - 00:07

 

As informações divulgadas nesta página, exceto tópico 1 - Núcleo Pagu, foram extraídas de sites de organizações externas ao Núcleo e por isso não são de responsabilidade do Núcleo ou da Universidade Estadual de Campinas. 
Para receber atualizações de oportunidades por e-mail, envie uma mensagem com o título inscrição divulga-pagu para pagu@unicamp.br, informando seu nome completo e solicitando sua inscrição. 
Esta página pode receber atualizações com novas informações recebidas antes da postagem do mês seguinte.

 

 

TÓPICO 1 – NÚCLEO PAGU

 

 

Cadernos Pagu 

cadernos pagu, revista online, de acesso aberto e gratuito do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu, publica artigos inéditos com contribuições científicas originais, que colaborem para a difusão de conhecimentos no campo dos estudos de gênero e a leitura crítica da produção internacional. Recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol. Todo o material publicado, inclusive no período anterior à indexação no SciELO, se encontra disponível em https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-pagu e http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu. No Scielo, disponível a partir da edição 16, em http://www.scielo.br/cpa.

 

 

TÓPICO 2 - FINANCIAMENTO DE PESQUISA

 

 

Chamada CNPq Nº 19/2019 - Programa Editorial

Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País. 

Prazo para recebimento de propostas: 23 de Setembro de 2019
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Chamada CAPES/DAAD/CNPQ/FAPESP para Auxílio à pesquisa em intercâmbio alemão

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/DAAD, em cooperação com a CAPES, o CNPq e a FAPESP, oferece um programa de auxílios para estadas de pesquisa na Alemanha para doutorandos com bolsas de estudo no Brasil, com o objetivo de viabilizar a permanência de doutorandos brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da bolsa no país da agência brasileira.
CHAMADAS 2019:
1. Primeira chamada aberta de 01/02/2019 até 28/02/2019: para estadias entre 01/07/2019 e 31/12/2019
2. Segunda chamada aberta de 01/03/2019 até 01/04/2019: para estadias entre 01/09/2019 e 30/04/2020
3. Terceira chamada aberta de 15/10/2019 até 01/12/2019: para estadias entre 01/05/2020 e 31/10/2020
Mais informações: http://www.capes.gov.br/daad.org.br/auxilio

Chamada de Propostas SPRINT - Edição 3/2019

Programa FAPESP - São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT)
Prazo para recebimento de propostas: 28 de outubro de 2019
Mais informações: http://www.fapesp.br/13033

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior

Apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior.

Prazo para recebimento de propostas: 09 de Março de 2020
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Fluxo Contínuo  
A Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) oferece em fluxo contínuo financiamento para projetos de pesquisa individuais e colaborativos a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/auxilios/

Chamada FAPESP 25/2017

Chamada de Propostas - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo 
Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência. 
Apoio: FAPESP e CNPq 
http://www.fapesp.br/10992

Chamada FAPESP 40/2016 
DFG/FAPESP Research Grant Proposals

Prazo para recebimento: fluxo contínuo
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. 
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 
http://www.fapesp.br/10623

Chamada FAPESP 41/2016 
DFG/FAPESP  Coordinated Programmes

Prazo para recebimento: fluxo contínuo 
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. 
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 

 http://www.fapesp.br/10624

Chamada FAPESP 42/2015
Chamada de propostas em colaboração com propostas submetidas ao EU Horizon 2020

Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo 
A pesquisa em colaboração abrange todas as áreas do conhecimento.
Apoio: FAPESP e União Europeia/Horizonte 2020 http://www.fapesp.br/9775

Fundo de Estruturação de Projetos - BNDES FEP
O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados.

Mais informações em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

Chamada FAPESP/UKRI

A FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

Prazo para recebimento de propostas: Fluxo contínuo

Mais informações em: http://www.fapesp.br/10273

 

 

TÓPICO 3 - ENVIO DE ARTIGOS, TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS 

 

 

3.a - chamada para submissão de trabalhos;

 

 

Chamada Revista ACERVO: "As várias faces dos feminismos: memória, história, acervos

A revista Acervo abre chamada de artigos para o dossiê “As várias faces dos feminismos: memória, história, acervos”, organizada por Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Magali Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Natália Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela UFF e professora ATER na Université Lyon 3, França.

Prazo para submissão: 30 de Setembro de 2019

Mais informações: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/announceme...

Chamada Temática N. 36: Gênero e Religiosidades: resistências e modos de vida, da Revista Brasileira de História das Religiões
Organizadoras: Caroline Jaques Cubas (UDESC) e Cintia Lima Crescêncio (UFMS)
Prazo limite para envio das propostas: 15 de novembro de 2019.
Ementa: Essa chamada temática se propõe a reunir pesquisas que tenham a categoria gênero como central para analisar práticas e experiências religiosas. Pensando nas formas institucionalizadas de vida religiosa e nas atividades de organizações não governamentais como Católicas pelo Direito de Decidir, de coletivos como Evangélicas pela Igualdade de Gênero e de igrejas inclusivas, pretendemos que essa proposta articule artigos consagrados a refletir sobre religiosidades como lugar/discurso/prática de vida e resistência no que se refere à igualdade de gênero tanto no Brasil, como no mundo.
Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/announcement/view/244%C...

Chamada Temática para submissão de artigos,resenha, entrevista ou ensaio - Revista Profanações

Atualmente a Revista Profanações conta com pesquisadores pareceristas vinculados ao pensamento agambeniano e/ou de seus interlocutores de universidades da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Espanha, Itália e, de diversas regiões do Brasil.

A Revista Profanações convida os/as interessados/as em contribuir com a temática proposta, sob a forma de artigo, resenha, entrevista ou ensaio. Esperamos receber contribuições sobre a temática apresentada acima, assim como análises comparativas, que considerem as contribuições da biopolítica italiana frente a possíveis diálogos com autores europeus, latino-americanos e/ou asiáticos, além de análises sobre a (bio)política no Brasil à luz do pensamento italiano. Nesse sentido, são bem-vindas quaisquer contribuições que estejam de acordo com os interesses da “Revista Profanações” (vide “Foco e Escopo” da revista).
Prazo para submissão: Fluxo contínuo
Mais informações: http://agambenbrasil.com.br/revista-profanacoes/

Revista Estudos Feministas

A Revista Estudos Feministas é um periódico de publicação quadrimestral, indexado e interdisciplinar, de circulação nacional e internacional. Aceita originais em português, inglês e espanhol, em forma de artigos, ensaios e resenhas, que podem ser tanto específicos a uma determinada disciplina quanto interdisciplinares em sua metodologia, teorização e bibliografia.

Prazo para envios: Ver regras no site
Mais informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/index

Revista Gênero

A revista publica trabalhos que contribuam para o estudo das relações de gênero, escritos a partir de diferentes tradições disciplinares, dentro de um arco de questões que dizem respeito à condição feminina, homossexualidades, masculinidades dentre outros temas correlatos.

Mais informações: http://www.revistagenero.uff.br/index.php/revistagenero/about/submissions

Revista Diversidade e Educação

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

Mais informações: https://periodicos.furg.br/divedu/about/submissions

 

 

3.b - chamada para submissão de trabalhos em eventos;

 

 

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

Convidamos pesquisadores para a submissão de trabalhos no simpósio temático: “Meninas vestem rosa? Meninos vestem azul? O que as crianças têm a nos dizer sobre gênero” no 12º Fazendo Gênero. O evento ocorrerá entre os dias 26 a 31 de julho de 2020, na Universidade Federal de Santa Catarina. Os trabalhos apresentados no Simpósio Temático poderão incluir performances, relatos de experiências ou outras formas de expressão.

Prazo para submissão: 16 de Setembro a 29 de Outubro de 2019

Mais informações: http://fazendogenero.ufsc.br/12/

Seminário Famílias, Políticas e Direitos: desafios contemporâneos

O objetivo é reunir pesquisadoras/es, de diversos níveis de formação acadêmica e de várias instituições e regiões do país, para exporem resultados de pesquisas bem como oferecer um espaço de interlocução entre a academia e outros setores da sociedade civil sobre as interfaces entre famílias, políticas e direitos, incluindo temáticas tais como parentalidades, sexualidades, gênero, filiação, identidades e experiências LGBT.
Contaremos com conferências de abertura e encerramento, mesas redondas e grupos de trabalho.

Prazo das inscrições para apresentação oral nos grupos de trabalho: 21 de Setembro de 2019

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1345407234154641

Edital: https://drive.google.com/file/d/0Bx-3Q6Af5o-qMC1SY1N4SXE4a2xfUFpNb0xqR0R...

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO

Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos à lama

Para a quarta edição do seminário, sob a coordenação dos professores Natanael Azevedo e Iran Melo, ambos da UFRPE, foi escolhido como macrotema “Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos à lama”. Com ele, essa edição reforça o seu caráter político, em sentido amplo, de problematizar e recriar de forma permanente a produção de conhecimento sobre gênero, de compreender que essa produção também é política, de entender que o ativismo também produz conhecimentos e de que todo saber precisa estar a serviço de políticas para que as pessoas respeitem, reconheçam e aprendam com as múltiplas possibilidades de gênero que existem em nossas sociedades.
13 a 15 de novembro de 2019
Mais informações: http://desfazendogenero.com.br/

Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas “La hispanidad y las presencias andalusíes y orientales en la obra de Gilberto Freyre”
Para comemorar o 120º Aniversário de nascimento do sociólogo pernambucano, Gilberto Freyre, o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca organiza o Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas “La hispanidad y las presencias andalusíes y orientales en la obra de Gilberto Freyre”, dirigido pelos professores Ángel Espina (USAL) e Ignacio Berdugo (CEB – USAL) e com a coordenação acadêmica de Mário Hélio Gomes de Lima (Fundação Joaquim Nabuco/Ministério de Educação – Recife, Brasil) e Pablo González Velasco (Doutorando em Antropologia ibero-americana USAL).
O evento, que se realizará nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2020 na Hospederia Fonseca (USAL), busca reunir especialistas, pesquisadores e demais interessados na obra e figura do autor de Casa-Grande & Senzala e da posterior formulação da hispanotropicologia.
Prazo para inscrições: 23 de setembro a 31 de dezembro de 2019
Mais informações: http://www.cebusal.es/congreso-internacional-de-ciencias-sociales-y-huma...

XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: "Educação, Gênero e Migração"

O XII Encontro do Fórum Paulo Freire será realizado em Paris, nos dias 17 e 18 de setembro de 2020, e terá como tema "Educação, Gênero e Migração". Os pesquisadores interessados em enviar trabalhos têm até 31 de dezembro de 2019. Para participar do encontro sem apresentar trabalhos é preciso fazer uma inscrição na página do evento. As vagas são limitadas.
Organizado desde 1998, os Encontros do Fórum Paulo Freire são um evento internacional. É durante esses encontros que o Conselho Mundial dos Institutos Paulo Freire se reúne. O Instituto bell hooks - Paulo Freire foi encarregado da organização desta edição do Fórum.
As reuniões serão compostas por duas fases: uma seção acadêmica em 17 e 18 de setembro de 2020 e um Fórum Social sobre Educação em 19 e 20 de setembro de 2020.
Mais informações: https://plataforma9.com/congressos/xii-encontro-internacional-forum-paul... e https://forumfreire2020.sciencesconf.org/

 

 

3.c - inscrições abertas para participação em eventos;

 

 

Cartas e Gênero

Sessão de leituras performáticas para pensar e discutir sobre feminismos que exibem palavras novas e velhas, reais e fantásticas

26 de setembro de 2019 | Facultad de Filosofia y Letras

Mais informações: http://genero.institutos.filo.uba.ar/iiege e https://drive.google.com/file/d/0Bx-3Q6Af5o-qQWNZVHoyYkFVdzJidngzVTlfcUs...

Revista Latino-americana de Geografia e Gênero "5th European Geographies of Sexualities Conference"

Overcoming Hegemonies and Hierarchies: "Towards a more Horizontal and Transnational Geographies of Sexualities"

26 a 28 de setembro de 2019 | Prague, Czechia    
Mais informações: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/announcement/view/294

2ª Conferência Internacional sobre Estudos de Gênero e o Status da Mulher

08 a 11 de Março de 2020 | Queen Margaret University, Edinburgh

Mais Informações: http://www.womenbeing.co.uk/conference2020/

 

 

TÓPICO 4 - CURSOS NA ÁREA DE GÊNERO

 

 

CLACSO

Seminários virtuais
Memórias coletivas e perspectivas feministas
O curso aborda a relação entre gênero e memória, enfatizando duas maneiras de entender essa articulação: por um lado, entender a memória coletiva como a construção de sujeitos multiposicionados e gerados; e, por outro, explorar diferentes abordagens de gênero para o estudo desse campo. Do ponto de vista feminista, analisamos as memórias elaboradas por ativistas, guerrilheiros, vítimas e outros agentes sociais em relação às suas posições de gênero no presente e no passado; bem como as continuidades e descontinuidades dos papéis e dinâmicas de gênero que ocorreram em eventos significativos que eles narram. O seminário tem como objetivo analisar os exercícios de contra-memória (Arfuch, 2013; Luongo, 2013) ou memórias subalternas, aqueles que enfatizam temas e perspectivas pouco explorados nas memórias dominantes: por exemplo, visualize como os sistemas de gênero são desestabilizados ou preservados na construção dessas memórias, ou como processos híbridos de afetividade, ação política e resistência à estrutura são estruturados. faça memória de certos eventos e contextos. Isso porque entendemos que os sujeitos das memórias são agentes multiposicionais que estão interligados por eventos / espaços (Zalaquet, 2011).
Início: 26 de Setembro de 2019 | Inscrições: 02 de Abril de 2019 a 23 Setembro de 2019
Mais informações: https://www.clacso.org/memorias-colectivas-y-perspectivas-feministas/

Feminismos negros
O seminário inclui feminismos negros, levando em consideração sua complexidade e os define como teoria crítica, campo de ação, local de enunciação, posicionamento ético e projeto de luta histórica. Eles são assumidos, no plural, com base na diversidade de seus contextos, heterogeneidade social e estratégias para combater o racismo.
Início: 30 de Setembro de 2019 | Inscrições: 02 de Abril de 2019 a 27 Setembro de 2019
Mais informações: https://www.clacso.org/feminismos-negros/

Centro de Estudios e Justicia de Las Américas
De 10 de setembro a 26 de novembro de 2019, será desenvolvido o Curso Virtual de Gênero e Justiça na América Latina, que faz parte da política institucional de igualdade de gênero implementada pelo JSCA. Destina-se a todos os interessados ​​em questões de gênero e justiça, profissionais do direito que trabalham em instituições estatais, dedicados ao ensino ou que exercem profissão livre, funcionários públicos e funcionários públicos que atuam em tribunais, promotores ou outras instituições.
Este Curso Virtual busca criar sistemas de justiça abrangentes, mais eficazes e respeitadores dos padrões internacionais de direitos humanos, por isso é composto por quatro módulos abrangentes que são disseminados em várias lições, a primeira sobre Feminismo e Gênero: Teorias, Conceitos e Críticas; o segundo sobre justiça e gênero; o terceiro, chamado Gênero e Justiça Civil; e, finalmente, gênero e justiça criminal.
A situação atual das mulheres na região e o grande desenvolvimento teórico que teve uma perspectiva de gênero na última década mostram a necessidade da incorporação dessas atividades no cotidiano das práticas relacionadas à justiça.
Mais informações: http://www.cejamericas.org/capacitacion/cursos-virtuales/curso-virtual-g...

Políticas del cuidado con perspectiva de género - Políticas de cuidado com perspectiva de gênero
Las políticas del cuidado son un campo de saberes imprescindibles para comprender las transformaciones experimentadas en torno a la participación femenina en los ámbitos políticos, en el mercado de trabajo y en la vida cotidiana, entre otros espacios. La especialización en Políticas del Cuidado se propone formar profesionales capaces de interpretar y transformar la organización social del cuidado desde las perspectivas de género.
As políticas de cuidado são um campo essencial do conhecimento para compreender as transformações vivenciadas em torno da participação feminina nas esferas políticas, no mercado de trabalho e no cotidiano, entre outros espaços. A especialização em Políticas de Cuidado visa formar profissionais capazes de interpretar e transformar a organização social do cuidado a partir de uma perspectiva de gênero.

Inscrições até 13 de Setembro de 2019
Mais informações: https://www.clacso.org/politicas-del-cuidado-con-perspectiva-de-genero/

Gênero e Diversidade no Cotidiano Escolar

Público Alvo Professores, diretores de escolas, psicólogos, sociólogos, psicopedagogos, profissionais da área da saúde e interessados na área.

Matrículas abertas.

Mais informações: https://saobraz.edu.br/cursos/genero-e-diversidade-no-cotidiano-escolar

Especialização em Educação, Gênero e Estudos da Mulher e da Feminilidade

Promover a capacitação da profissional em Educação, Serviço Social, Psicologia, Antropologia e Saúde Integral da Mulher.

Matrículas abertas.

Mais informações: https://www.faculdademax.edu.br/cursos/pos-graduacao/educacao/pos-gradua...