Oportunidades na área de gênero - Março/2020

Publicado em 02/03/2020 - 16:21

As informações divulgadas nesta página, exceto tópico 1 - Núcleo Pagu, foram extraídas de sites de organizações externas ao Núcleo e por isso não são de responsabilidade do Núcleo ou da universidades Estadual de Campinas.

Para receber atualizações de oportunidades por e-mail, envie uma mensagem com o título inscrição divulga-pagu para pagu@unicamp.br, informando seu nome completo e solicitando sua inscrição.

Esta página pode receber atualizações com novas informações recebidas antes da postagem do mês seguinte.

 

 

TÓPICO 1 – NÚCLEO PAGU

 

 

Cadernos Pagu 
Cadernos pagu, revista online, de acesso aberto e gratuito do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu, publica artigos inéditos com contribuições científicas originais, que colaborem para a difusão de conhecimentos no campo dos estudos de gênero e a leitura crítica da produção internacional. Recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol. Todo o material publicado, inclusive no período anterior à indexação no SciELO, se encontra disponível em https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-pagu e http://http//periodicos.sbu/%C2%A0. No Scielo, disponível a partir da edição 16, em http://www.scielo.br/cpa%C2%A0%C2%A0.

 

 

TÓPICO 2 - FINANCIAMENTO DE PESQUISA

 

 

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior

Apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior.
Prazo para recebimento de propostas: 09 de Março de 2020
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Fluxo Contínuo

A Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) oferece em fluxo contínuo financiamento para projetos de pesquisa individuais e colaborativos a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/auxilios/

Chamada FAPESP 25/2017 
Chamada de Propostas - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo

Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência. 

Apoio: FAPESP e CNPq 
http://www.fapesp.br/10992

Chamada FAPESP 41/2016 
DFG/FAPESP  Coordinated Programmes

Prazo para recebimento: fluxo contínuo 
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. 
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)  
http://www.fapesp.br/10624

Chamada FAPESP 40/2016 
DFG/FAPESP Research Grant Proposals

Prazo para recebimento: fluxo contínuo 
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. 
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 
http://www.fapesp.br/10623

Chamada FAPESP 42/2015
Chamada de propostas em colaboração com propostas submetidas ao EU Horizon 2020

Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo 
A pesquisa em colaboração abrange todas as áreas do conhecimento. 
Apoio: FAPESP e União Europeia/Horizonte 2020 
http://www.fapesp.br/9775

Fundo de Estruturação de Projetos - BNDES FEP

O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados.
Mais informações em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

Chamada FAPESP/UKRI

A FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo.
Prazo para recebimento de propostas: Fluxo contínuo
Mais informações em: http://www.fapesp.br/10273

UFRJ abre concurso público para Sociologia do Gênero e diversas outras áreas

As inscrições para o concurso da UFRJ deverão ser feitas pelo site http://concursos.pr4.ufrj.br entre 04/02 e 17/03. A taxa de inscrição varia de R$ 70 a R$ 200, dependendo do regime de trabalho e da categoria (professor auxiliar, assistente ou adjunto). O cronograma inicial previsto e os programas das provas do concurso serão disponibilizados no site antes do início do período de inscrições.
Mais informações e edital: https://ufrj.br/noticia/2020/01/07/ufrj-abre-concurso-publico-para-114-v...

 

 

TÓPICO 3 - ENVIO DE ARTIGOS, TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

 

 

3.a - chamada para submissão de trabalhos;

 

 

VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas

Já em sua 6ª edição, o Simpósio Gênero e Políticas Públicas tem como objetivo aprofundar o debate sobre a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas nacionais, regionais e locais, bem como sobre as consequências sociais desta articulação, seus avanços e retrocessos. Para tanto, o simpósio promove o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área de estudos de gênero e políticas públicas, em diferentes campos teóricos e disciplinares, além de difundir as pesquisas realizadas sobre essas temáticas. 
O VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas está recebendo propostas de trabalho (resumos) para os 22 Grupos de Trabalho programados no evento. Ele acontecerá de 28 a 30 de maio de 2020, na Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.
Prazo para submissão: até 10 de Fevereiro de 2020
Mais informações: https://www.sgpp2020.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=551...

Imagens Feministas ou Feminismos em Imagens

Buscamos reunir trabalhos de pesquisa em que a temática feminista seja central e pensada em conjunto com a produção visual. Para nós é importante que as imagens apresentem não só um diálogo com os feminismos, mas novas formas de pesquisar e produzir teorias. Trabalhos interdisciplinares que transitem na fronteira entre antropologia, artes visuais, fotografia e estudos feministas serão bem vindos.
Lembramos que a Fotocronografias também está publicando em Fluxo Contínuo, além dos dossiês temáticos.
Prazo para submissão deste dossiê: até 31 de Março de 2020
Mais informações: https://medium.com/fotocronografias/vol-06-n-11-imagens-feministas-ou-fe...
Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea

Chamada para Dossiê

A Chamada do Dossiê Movimento de Mulheres, feminismos e estudos de gênero pretende reunir trabalhos que deem visibilidade a histórias que não são contadas e estimulem revisitar narrativas consagradas em torno da participação social de mulheres e dinâmicas de gênero em diferentes campos de estudo.
Prazo para submissão: 22 de outubro de 2019 a 09 de Março de 2020
Mais informações: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta
Chamada Temática para submissão de artigos,resenha, entrevista ou ensaio - Revista Profanações
Atualmente a Revista Profanações conta com pesquisadores pareceristas vinculados ao pensamento agambeniano e/ou de seus interlocutores de universidades da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Espanha, Itália e, de diversas regiões do Brasil.
A Revista Profanações convida os/as interessados/as em contribuir com a temática proposta, sob a forma de artigo, resenha, entrevista ou ensaio. Esperamos receber contribuições sobre a temática apresentada acima, assim como análises comparativas, que considerem as contribuições da biopolítica italiana frente a possíveis diálogos com autores europeus, latino-americanos e/ou asiáticos, além de análises sobre a (bio)política no Brasil à luz do pensamento italiano. Nesse sentido, são bem-vindas quaisquer contribuições que estejam de acordo com os interesses da “Revista Profanações” (vide “Foco e Escopo” da revista).
Prazo para submissão: Fluxo contínuo
Mais informações: http://agambenbrasil.com.br/revista-profanacoes/

Revista Argumentos

Argumentos é uma revista eletrônica do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros. Seu objetivo geral é estabelecer-se como um espaço de debate e intercâmbio em ciências sociais sob uma perspectiva crítica. Sua área temática, portanto, inclui antropologia, sociologia e ciência política.
Nosso público-alvo são pesquisadores de ciências sociais e humanas (acadêmicos, estudantes, membros de organizações sociais e da comunidade em geral). Argumentos tem o português como idioma principal, mas recebe e publica pesquisas em espanhol e inglês. Sua periodicidade é semestral. Convidamos a apresentação de artigos científicos públicos não publicados e originais, sujeitos a um processo de revisão por pares. Lançamos dois dossiês por ano, mas temos uma recepção aberta e permanente de itens ao longo do ano.
Atualmente, a Argumentos está em indexadores com os metadados DOAJ, Latindex, Redib, Sumarios.org, Diadorim, Mines Journals; no indexador de métricas do Google Scholar; e nos mecanismos de busca da CAPES, Portal de Jornais - ANPOCS, LatinREV - CLACSO, MIAR e EZB. Cada artigo publicado pela Argumentos também possui o sistema de identificação DOI (Digital Object Identifier). As avaliações seguirão uma ética de avaliação duplo cego. Depois de passar pelo Comitê Editorial da revista, responsável por verificar se os padrões exigidos na seção "Diretrizes para autores" são cumpridos, os artigos são enviados anonimamente a dois árbitros, especialistas na área, para uma avaliação cuidadosa dos sua qualidade Em caso de desacordo, o artigo será enviado a um terceiro especialista. Os documentos recomendados para publicação com revisão de conteúdo serão enviados novamente a dois revisores, preferencialmente os do processo inicial.
Mais informações podem ser encontradas na página da revista: http://www.periodico.unimontes.br/argumentos
Os artigos podem ser enviados através do email: revista.argumentos@unimontes.br ou através da plataforma.

Revista Estudos Feministas

A Revista Estudos Feministas é um periódico de publicação quadrimestral, indexado e interdisciplinar, de circulação nacional e internacional. Aceita originais em português, inglês e espanhol, em forma de artigos, ensaios e resenhas, que podem ser tanto específicos a uma determinada disciplina quanto interdisciplinares em sua metodologia, teorização e bibliografia. A revista abre chamada desta vez para o Dossiê temático “Gênero, tecnologias e (novas) formas de subjetivação nas práticas esportivas”.

Prazo para submissão: 15 de Junho de 2020

Mais informações: https://drive.google.com/file/d/0Bx-3Q6Af5o-qaWJaUDVaTFR6TU5BazJtSVRXYlh...

Revista Gênero

A revista publica trabalhos que contribuam para o estudo das relações de gênero, escritos a partir de diferentes tradições disciplinares, dentro de um arco de questões que dizem respeito à condição feminina, homossexualidades, masculinidades dentre outros temas correlatos.
Mais informações: http://www.periodicos.uff.br/revistagenero

Revista Diversidade e Educação

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
Mais informações: https://periodicos.furg.br/divedu/about/submissions 
Dossiê: "Gênero, reprodução, sexualidade, raça e direitos sexuais e reprodutivos"
Este dossiê pretende reunir trabalhos que investiguem as articulações da sexualidade e reprodução humana em interface com os estudos de gênero, raça, classe, saúde, políticas públicas e técnicas de governo. A proposta do dossiê visa congregar trabalhos que abordem os temas do controle populacional, debates demográficos, regulação da sexualidade feminina, biopolítica, necropolítica e acesso a lutas por direitos sexuais e reprodutivos de um modo amplo. Interessa-nos trabalhos de cunho sociológico e etnográfico que abordem pesquisas sobre cuidados, maternidades, paternidades, concepção, infertilidade, tecnologias reprodutivas, adoção, aborto, partos, circulação de crianças, infanticídio entre outros temas correlatos. Pesquisas realizadas em diferentes contextos sociais, urbanos, indígenas, rurais, de classes pobres, médias e elites, bem como perspectivas interseccionais que articulem diferentes marcadores sociais da diferença serão bem-vindas.
Lembrando a todos que a nossa Revista está classificada, de acordo com a atual avaliação da CAPES, como QUALIS B2 em Sociologia, o que faz dela uma excelente plataforma para a divulgação e disseminação de produções não só na área de sociologia, mas também da antropologia e da ciência política. A sua contribuição, caso seja aprovada, passará a integrar o segundo dossiê de 2020.
Prazo para submissão: 30 de Abril de 2020
Mais informações: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/about/submissions?fb...

Dossiê: História das Mulheres, das relações de gênero e das sexualidades dissidentes - Vol. 47, n. 1
Quando a História das Mulheres passou a ganhar espaço acadêmico e editorial, as pessoas que rejeitavam esta abordagem perguntavam o que mudaria no conhecimento, que se tinha da história, com este tipo de pesquisa. Quando, no final da década de oitenta a categoria de análise gênero se tornou conhecida, a pesquisa que a incluiu passou a abordar questões das feminilidades, masculinidades e toda gama de discussões sobre as sexualidades dissidentes (homossexualidades, experiências LGBT+, queer). O dossiê que estamos propondo pretende focalizar as mais atuais pesquisas históricas e historiográficas que discutem a história das Mulheres, das relações de gênero e das sexualidades dissidentes tentando responder a pergunta: “Qual a contribuição destas abordagens para o conhecimento que se tem da História?”
Prazo para submissão: 30 de abril de 2020
Mais informações: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/announc...

 

 

3.c - inscrições abertas para participação em eventos;

 

 

MulherADA Tec

Quer tal tomar uma cervejinha enquanto conversa sobre tecnologia, ciência e inovação num ambiente cultural e informal? Este é um convite para o evento MulherADA Tec, promovido pela agência NuminaLabs no próximo dia 7 de março, véspera do Dia Mundial das Mulheres, no Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo. O evento, patrocinado pelo IFood e pelo Instituto Serrapilheira, homenageia a pioneira da computação Ada Lovelace e será composto de palestras curtas intercaladas com um bate-papo ministradas por seis mulheres pesquisadoras, professoras universitárias e influenciadoras digitais nas áreas de Ciência e Tecnologia - todas com expressão NACIONAL.
Neste encontro, teremos atrações especiais, como a exposição de artes visuais "Proximidades Desiguais", obras de 15 artistas mulheres e DJ Pagu nas pick ups! Todas e todos são convidados e os ingressos são limitados.
Ingressos e informações: https://www.sympla.com.br/encontro-mulherada-tec__7918272ª 
Conferência Internacional sobre Estudos de Gênero e o Status da Mulher
08 a 11 de Março de 2020 | Queen Margaret University, Edinburgh
Mais Informações: http://www.womenbeing.co.uk/conference2020/

12 Congresso Argentino de Antropología Social

Com uma trajetória de mais de meio século, o Congresso Argentino de Antropologia Social (CAAS) é o principal evento científico e acadêmico de antropologia social da Argentina. Sua décima segunda edição nos permitirá reunir-se para promover e avançar a discussão crítica de resultados derivados de pesquisa, ensino, extensão, transferência e prática profissional, atualizando o estado do conhecimento em nosso campo e sua projeção.
Estamos interessados ​​em trabalhos que historizem e abordem os processos organizacionais dentro do movimento feminista, suas demandas, campanhas e estratégias, bem como seus processos de institucionalização através do desenvolvimento de políticas públicas com perspectiva de gênero, sendo interessante discutir não apenas as problematizações colocadas a partir das abordagens antropológicas feministas, mas também que entendam às próprias politizações feministas como um campo a ser investigado.
Acontecerá do dia 22 a 25 de setembro de 2020, na Universidade Nacional de La Plata
Mais informações: https://congresos.unlp.edu.ar/12caas/

 

 

TÓPICO 4 - CURSOS NA ÁREA DE GÊNERO

 

 

CLACSO - Especializações e cursos internacionais
Políticas de cuidado com perspectiva de gênero

Esse curso busca:
⦁ Fornecer ferramentas teóricas que permitam uma formação sólida em relação ao vínculo entre gênero e assistência e seus principais debates e tensões conceituais.
⦁ Contribuir com o conhecimento sobre os avanços da pesquisa empírica realizada na região e suas principais contribuições
⦁ Treine para o desenho e a análise de políticas públicas, para que os alunos possam fazer contribuições que permitam a incorporação da perspectiva de gênero no tema da assistência. 
Mais informações: https://www.clacso.org/politicas-del-cuidado-con-perspectiva-de-genero-2...

CLACSO - Especializações e cursos internacionais
Políticas públicas e justiça de gênero

O Curso de Especialização e Internacional em Políticas Públicas e Justiça de Gênero oferece um amplo espaço para treinamento teórico e prático, onde situações de desigualdade estrutural e de gênero são analisadas com base nas disposições contidas na lei internacional de direitos humanos mulheres e estudar sua abordagem a partir de políticas públicas.
Mais informações: https://www.clacso.org/politicas-publicas-y-justicia-de-genero-2020/

Gênero e Diversidade no Cotidiano Escolar

Público Alvo Professores, diretores de escolas, psicólogos, sociólogos, psicopedagogos, profissionais da área da saúde e interessados na área.
Matrículas abertas.
Mais informações: https://saobraz.edu.br/cursos/genero-e-diversidade-no-cotidiano-escolar....
Especialização em Educação, Gênero e Estudos da Mulher e da Feminilidade
Promover a capacitação da profissional em Educação, Serviço Social, Psicologia, Antropologia e Saúde Integral da Mulher.
Matrículas abertas.
Mais informações: https://www.faculdademax.edu.br/cursos/pos-graduacao/educacao/pos-gradua...

Docência em gênero e sexualidade

As instituições de ensino devem ser espaços que promovem a aceitação às diferenças e discutem os temas mais urgentes da sociedade. Muitas questões consideradas tabus podem ser trabalhadas desde a infância para evitar situações posteriores de discriminação, preconceito e violência. Curso para capacitar educadores para desenvolverem atividades na área, atuando com a prática docente relacionada ao tema como forma de contribuir para mudanças significativas na sociedade.
Mais informações: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/docencia-em-gener...