Oportunidades na área de gênero - Outubro/2019

Publicado em 25/09/2019 - 23:17

As informações divulgadas nesta página, exceto tópico 1 - Núcleo Pagu, foram extraídas de sites de organizações externas ao Núcleo e por isso não são de responsabilidade do Núcleo ou da Universidade Estadual de Campinas.

Para receber atualizações de oportunidades por e-mail, envie uma mensagem com o título inscrição divulga-pagu para pagu@unicamp.br, informando seu nome completo e solicitando sua inscrição.
Esta página pode receber atualizações com novas informações recebidas antes da postagem do mês seguinte.

 

 

TÓPICO 1 – NÚCLEO PAGU

 

 

Cadernos Pagu 

cadernos pagu, revista online, de acesso aberto e gratuito do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu, publica artigos inéditos com contribuições científicas originais, que colaborem para a difusão de conhecimentos no campo dos estudos de gênero e a leitura crítica da produção internacional. Recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol. Todo o material publicado, inclusive no período anterior à indexação no SciELO, se encontra disponível em https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-pagu e http://http//periodicos.sbu/%C2%A0. No Scielo, disponível a partir da edição 16, em http://www.scielo.br/cpa%C2%A0%C2%A0.

 

 

TÓPICO 2 - FINANCIAMENTO DE PESQUISA

 

 

Chamada CAPES/DAAD/CNPQ/FAPESP para Auxílio à pesquisa em intercâmbio alemão

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/DAAD, em cooperação com a CAPES, o CNPq e a FAPESP, oferece um programa de auxílios para estadas de pesquisa na Alemanha para doutorandos com bolsas de estudo no Brasil, com o objetivo de viabilizar a permanência de doutorandos brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da bolsa no país da agência brasileira.
CHAMADAS 2019:
1. Primeira chamada aberta de 01/02/2019 até 28/02/2019: para estadias entre 01/07/2019 e 31/12/2019
2. Segunda chamada aberta de 01/03/2019 até 01/04/2019: para estadias entre 01/09/2019 e 30/04/2020
3. Terceira chamada aberta de 15/10/2019 até 01/12/2019: para estadias entre 01/05/2020 e 31/10/2020
Mais informações: http://www.capes.gov.br/daad.org.br/auxilio

Chamada de Propostas SPRINT - Edição 3/2019

Programa FAPESP - São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT) 
Prazo para recebimento de propostas: 28 de outubro de 2019 
Mais informações: http://www.fapesp.br/13033

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior

Apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior.
Prazo para recebimento de propostas: 09 de Março de 2020
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Fluxo Contínuo  

A Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) oferece em fluxo contínuo financiamento para projetos de pesquisa individuais e colaborativos a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/auxilios/

Chamada FAPESP 25/2017 
Chamada de Propostas - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência 
Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo 
Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência. 
Apoio: FAPESP e CNPq 
http://www.fapesp.br/10992

Chamada FAPESP 41/2016 
DFG/FAPESP  Coordinated Programmes
 
Prazo para recebimento: fluxo contínuo 
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. 
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)  
http://www.fapesp.br/10624

Chamada FAPESP 40/2016 
DFG/FAPESP Research Grant Proposals
  
Prazo para recebimento: fluxo contínuo 
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. 
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 
http://www.fapesp.br/10623

Chamada FAPESP 42/2015 
Chamada de propostas em colaboração com propostas submetidas ao EU Horizon 2020
  
Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo 
A pesquisa em colaboração abrange todas as áreas do conhecimento. 
Apoio: FAPESP e União Europeia/Horizonte 2020 
http://www.fapesp.br/9775

Fundo de Estruturação de Projetos - BNDES FEP 

O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados.

Mais informações em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

Chamada FAPESP/UKRI

A FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo.
Prazo para recebimento de propostas: Fluxo contínuo
Mais informações em: http://www.fapesp.br/10273

 

 

TÓPICO 3 - ENVIO DE ARTIGOS, TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

 

 

3.a - chamada para submissão de trabalhos;

 

 

Revista de Estudios Sociales
A Revista de Estudios Sociales da Universidad de los Andes (Colômbia) convida a comunidade acadêmica a submeter propostas de número temático. As propostas devem incluir: título, objetivo geral, palavras-chave, origem da proposta, referencial teórico, eixos temáticos, bibliografia, justificativa ou relevância da proposta e informação dos organizadores (formação acadêmica, afiliação institucional, últimas publicações e e-mail).
As propostas devem ser enviadas para o e-mail: res@uniandes.edu.co
Prazo para recebimento de propostas: 20 de Outubro de 2019
Mais sobre a revista informações: https://revistas.uniandes.edu.co/journal/res e https://revistas.uniandes.edu.co/toc/res/70

E-Book Desfazendo Gênero
Seu artigo pode estar em um livro digital, publique sua pesquisa em nosso E-Book!
Mais informações: http://desfazendogenero.com.br/page.php?e=Normas-para-E-book
Prazo para submissão: 21 de Outubro de 2019

Chamada Temática N. 36: Gênero e Religiosidades: resistências e modos de vida, da Revista Brasileira de História das Religiões
Organizadoras: Caroline Jaques Cubas (UDESC) e Cintia Lima Crescêncio (UFMS) 
Prazo limite para envio das propostas: 15 de novembro de 2019. 
Ementa: Essa chamada temática se propõe a reunir pesquisas que tenham a categoria gênero como central para analisar práticas e experiências religiosas. Pensando nas formas institucionalizadas de vida religiosa e nas atividades de organizações não governamentais como Católicas pelo Direito de Decidir, de coletivos como Evangélicas pela Igualdade de Gênero e de igrejas inclusivas, pretendemos que essa proposta articule artigos consagrados a refletir sobre religiosidades como lugar/discurso/prática de vida e resistência no que se refere à igualdade de gênero tanto no Brasil, como no mundo.   
Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/announcement/view/244%C...

Chamada Temática para submissão de artigos,resenha, entrevista ou ensaio - Revista Profanações
Atualmente a Revista Profanações conta com pesquisadores pareceristas vinculados ao pensamento agambeniano e/ou de seus interlocutores de universidades da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Espanha, Itália e, de diversas regiões do Brasil.
A Revista Profanações convida os/as interessados/as em contribuir com a temática proposta, sob a forma de artigo, resenha, entrevista ou ensaio. Esperamos receber contribuições sobre a temática apresentada acima, assim como análises comparativas, que considerem as contribuições da biopolítica italiana frente a possíveis diálogos com autores europeus, latino-americanos e/ou asiáticos, além de análises sobre a (bio)política no Brasil à luz do pensamento italiano. Nesse sentido, são bem-vindas quaisquer contribuições que estejam de acordo com os interesses da “Revista Profanações” (vide “Foco e Escopo” da revista).
Prazo para submissão: Fluxo contínuo
Mais informações: http://agambenbrasil.com.br/revista-profanacoes/

Oitava Edição de Déjà Lu: Chamada de trabalhos
Déjà Lu, uma iniciativa do Conselho Mundial de Associações Antropológicas. Publicamos artigos selecionados pelos editores de diferentes revistas antropológicas em todo o mundo e damos visibilidade global através de nossas redes internacionais. As primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta e sétima edições do Déjà Lu encontram-se em: http://www.wcaanet.org/dejalu/. Para esta oitava edição, buscamos ensaios que foram originalmente publicados durante o ano de 2018. Você seleciona um artigo que já publicou e envia uma cópia em pdf com o título, um resumo em inglês (obrigatório) e outro em qualquer outro idioma (opcional, mas preferível: gostaríamos de incentivar o multilinguismo J) e uma imagem de capa de o periódico e indicar que temos permissão para republicá-lo no site da WCAA. O artigo pode ser sobre qualquer tópico antropológico, mas presumivelmente será aquele que é representativo da sua revista. Se desejar, autores ou tradutores podem traduzir seus textos para o inglês e publicaremos a tradução (Déjà Lu, no entanto, não será responsável pela qualidade da tradução). Se os textos foram originalmente publicados em inglês, isso também é bom e não é uma barreira para sua republicação em Déjà Lu; publicaremos o volume eletrônico Déjà Lu na página da WCAA gratuitamente; divulgaremos o volume eletrônico para as redes globais de antropólogos da WCAA.
Envie-nos um pdf do artigo que você escolheu para dejalu@wcaanet.org e lembre-se de enviar artigos que foram publicados originalmente de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.
Prazo para envio de artigos: 30 de dezembro de 2019

Interseções: Revista de estudos interdisciplinares
A revista faz publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ, e estará recebendo artigos e resenhas para o números de 2020 da revista.
Prazo para submissão: 31 de dezembro de 2019
As normas para publicação e outras informações podem ser obtidas no site da revista, na aba Diretrizes para Autores (http://twixar.me/sGZn).

Revista Argumentos
Argumentos é uma revista eletrônica do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros. Seu objetivo geral é estabelecer-se como um espaço de debate e intercâmbio em ciências sociais sob uma perspectiva crítica. Sua área temática, portanto, inclui antropologia, sociologia e ciência política.
Nosso público-alvo são pesquisadores de ciências sociais e humanas (acadêmicos, estudantes, membros de organizações sociais e da comunidade em geral). Argumentos tem o português como idioma principal, mas recebe e publica pesquisas em espanhol e inglês. Sua periodicidade é semestral. Convidamos a apresentação de artigos científicos públicos não publicados e originais, sujeitos a um processo de revisão por pares. Lançamos dois dossiês por ano, mas temos uma recepção aberta e permanente de itens ao longo do ano.
Atualmente, a Argumentos está em indexadores com os metadados DOAJ, Latindex, Redib, Sumarios.org, Diadorim, Mines Journals; no indexador de métricas do Google Scholar; e nos mecanismos de busca da CAPES, Portal de Jornais - ANPOCS, LatinREV - CLACSO, MIAR e EZB. Cada artigo publicado pela Argumentos também possui o sistema de identificação DOI (Digital Object Identifier). As avaliações seguirão uma ética de avaliação duplo cego. Depois de passar pelo Comitê Editorial da revista, responsável por verificar se os padrões exigidos na seção "Diretrizes para autores" são cumpridos, os artigos são enviados anonimamente a dois árbitros, especialistas na área, para uma avaliação cuidadosa dos sua qualidade Em caso de desacordo, o artigo será enviado a um terceiro especialista. Os documentos recomendados para publicação com revisão de conteúdo serão enviados novamente a dois revisores, preferencialmente os do processo inicial.
Mais informações podem ser encontradas na página da revista: http://www.periodico.unimontes.br/argumentos
Os artigos podem ser enviados através do email: revista.argumentos@unimontes.br ou através da plataforma.

Revista Estudos Feministas
A Revista Estudos Feministas é um periódico de publicação quadrimestral, indexado e interdisciplinar, de circulação nacional e internacional. Aceita originais em português, inglês e espanhol, em forma de artigos, ensaios e resenhas, que podem ser tanto específicos a uma determinada disciplina quanto interdisciplinares em sua metodologia, teorização e bibliografia. 
A revista abre chamada desta vez para o Dossiê temático “Gênero, tecnologias e (novas) formas de subjetivação nas práticas esportivas”
Prazo para submissão: 15 de Junho de 2020
Mais informações: https://drive.google.com/file/d/0Bx-3Q6Af5o-qaWJaUDVaTFR6TU5BazJtSVRXYlh...

Revista Gênero
A revista publica trabalhos que contribuam para o estudo das relações de gênero, escritos a partir de diferentes tradições disciplinares, dentro de um arco de questões que dizem respeito à condição feminina, homossexualidades, masculinidades dentre outros temas correlatos.
Mais informações: http://www.periodicos.uff.br/revistagenero

Revista Diversidade e Educação

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
Mais informações: https://periodicos.furg.br/divedu/about/submissions
 

CHAMADA: ENVIANDO ARTIGOS ORIGINAIS
REVISTA GÊNERO Nº 15

Temos o prazer de informar que a chamada para o envio de artigos originais e não publicados para a monografia nº 15 da Revista Gender Issues será aberta, com foco em “Gênero, Ciência, Tecnologia e Inovação” e será coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtivo da Província de Santa Fé (Argentina).
Quem estiver interessado em nos enviar artigos para a próxima edição, poderá fazê-lo por meio do nosso site, se registrando como "Autor" e anexando seu artigo no mesmo ato. As pessoas que já estão registradas na plataforma podem enviar seus artigos a partir do perfil.
Também lembramos que temos a seção "Open Tribune", que agradece contribuições com um tema diferente da monografia, bem como uma seção para resenhas de livros e filmes.
O prazo para a próxima edição: 28 de fevereiro de 2020
Site para se registrar: http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/user/register 
Última edição publicada: http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/3...

Dossiê: "Gênero, reprodução, sexualidade, raça e direitos sexuais e reprodutivos"

Este dossiê pretende reunir trabalhos que investiguem as articulações da sexualidade e reprodução humana em interface com os estudos de gênero, raça, classe, saúde, políticas públicas e técnicas de governo. A proposta do dossiê visa congregar trabalhos que abordem os temas do controle populacional, debates demográficos, regulação da sexualidade feminina, biopolítica, necropolítica e acesso a lutas por direitos sexuais e reprodutivos de um modo amplo. Interessa-nos trabalhos de cunho sociológico e etnográfico que abordem pesquisas sobre cuidados, maternidades, paternidades, concepção, infertilidade, tecnologias reprodutivas, adoção, aborto, partos, circulação de crianças, infanticídio entre outros temas correlatos. Pesquisas realizadas em diferentes contextos sociais, urbanos, indígenas, rurais, de classes pobres, médias e elites, bem como perspectivas interseccionais que articulem diferentes marcadores sociais da diferença serão bem-vindas.

Lembrando a todos que a nossa Revista está classificada, de acordo com a atual avaliação da CAPES, como QUALIS B2 em Sociologia, o que faz dela uma excelente plataforma para a divulgação e disseminação de produções não só na área de sociologia, mas também da antropologia e da ciência política. A sua contribuição, caso seja aprovada, passará a integrar o segundo dossiê de 2020.

Prazo para submissão: 30 de Abril de 2020

Mais informações: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/about/submissions?fb...

Dossiê: História das Mulheres, das relações de gênero e das sexualidades dissidentes - Vol. 47, n. 1

Quando a História das Mulheres passou a ganhar espaço acadêmico e editorial, as pessoas que rejeitavam esta abordagem perguntavam o que mudaria no conhecimento, que se tinha da história, com este tipo de pesquisa. Quando, no final da década de oitenta a categoria de análise gênero se tornou conhecida, a pesquisa que a incluiu passou a abordar questões das feminilidades, masculinidades e toda gama de discussões sobre as sexualidades dissidentes (homossexualidades, experiências LGBT+, queer). O dossiê que estamos propondo pretende focalizar as mais atuais pesquisas históricas e historiográficas que discutem a história das Mulheres, das relações de gênero e das sexualidades dissidentes tentando responder a pergunta: “Qual a contribuição destas abordagens para o conhecimento que se tem da História?”

Prazo para submissão: 30 de abril de 2020

Mais informações: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/announc...

Chamada para Contribuições: #MariellePresente - Resistências Transnacionais

A Cadernos de Gênero e Diversidade, uma revista feminista e queer do nordeste do Brasil, convida todas e todos a enviar artigos, ensaios, entrevistas, diários de campo, relatos de experiências e outros textos para o número especial "#MariellePresente: Resistências Transnacionais". Os textos devem descrever e analisar as respostas transnacionais após o assassinato da brasileira Marielle Franco. Ela foi uma mulher negra da favela, ativista política, feminista e lésbica. Foi assassinada na esquina de uma rua do Rio de Janeiro em março de 2018. Dada a natureza política de seu assassinato, muitas ações denunciando o crime foram organizadas em todo o mundo. Ações políticas como manifestações de rua, audiências públicas, obras de arte e audiovisuais, palestras em universidades, incluindo um jardim público inaugurado em sua memória em Paris, França. Seu assassinato é entendido como uma grande perda para sua família e amigos, mas também para todas e todos nós que acreditamos em um mundo de justiça social. Essa situação pode, portanto, ser entendida como uma mudança trágica na luta por uma sociedade democrática e justa no Brasil. Desde 2016, o Brasil vê a consolidação de um projeto de injustiça e desmantelamento de tudo o que Marielle Franco acreditava. Procuramos, portanto, encontrar neste número especial especial a força de sua memória e construir, a partir da compreensão da natureza transnacional dessa luta, alternativas para enfrentar os desafios do presente. Os textos serão aceitos em diversos estilos, entre 05 a 20 páginas, acadêmicos e ativistas, descritivos e analíticos. Além disso, aceitaremos textos nos seguintes idiomas: português, francês, espanhol e inglês.

Prazo para submissão:31 de Dezembro de 2019

Mais informações: https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv/announcement/view/264

 

 

3.c - inscrições abertas para participação em eventos;

 

 

43° Encontro Anaul da ANPOCS

 21 a 25 de Outubro | Hotel Glória, Caxambu - MG

Mais informações: http://anpocs.com/index.php/43-encontro-anual-2019/2750-encontros-anuais...

Palestra “Sinfonia das virtudes: encontro com o universo de Hildegard von Bingen”

Que tal conhecer a trajetória de uma das mulheres que mudaram a história? A obra e vida de Hildegard von Bingen (1098-1179) será revisitada no dia 12 de outubro, sábado, das 13h30 às 18h, no CCLA (Centro de Ciências Letras e Artes). Para ministrar o evento que conta a história de uma das primeiras compositoras de ópera do mundo, a convidada será Cynthia Gusmão, idealizadora da série CLARITAS – o mundo luminoso de Hildegard von Bingen, programa transmitido na rádio Cultura FM de São Paulo.
Mais informações:http://ccla.org.br/2019/10/obra-e-vida-hildegard-von-bingen-movimentam-o...

Religião e Feminismo: A insurgência das Féministas

15 de outubro, às 14 horas na Sala da Congregação do IFCH Unicamp. A convidada será Simony dos Anjos, e a debatedora será a Profa. Dra. Yara Frateschi.

Simony dos Anjos é mãe do Bernardo e da Nina. É evangélica, cientista social, mestre em educação e curadora da Coluna Féminista, no portal de notícias Justificando, espaço no qual mulheres discutem a relação entre fé, gênero, raça e política. Durante seu percurso acadêmico, pesquisou, na área de Antropologia da Educação, a relação da educação com a diversidade. Entretanto, tendo em vista os últimos acontecimentos da política brasileira, tem aliado a fé e a luta política, assumindo a identidade de Feminista Cristã.

https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/programa-filosofia/rel...

2ª Conferência Internacional sobre Estudos de Gênero e o Status da Mulher

08 a 11 de Março de 2020 | Queen Margaret University, Edinburgh
Mais Informações: http://www.womenbeing.co.uk/conference2020/

Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho de 2020 na Universidade Federal de Santa Catarina e reunirá pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema deste ano é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. A concepção geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 coloca-se no debate atual dos feminismos e das visibilidades de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento.

No plural, os lugares de fala anunciam não uma forma estática de expressão e enfrentamento, mas um agenciamento de diversidades em chave interseccional, configurando uma busca por direitos que não pode desprezar a importância das relações e dos afetos que caracterizam as lutas na contemporaneidade. Assim, na política dos lugares de fala aqui engendrada, resta o gesto relacional dos encontros afetivos como reconhecimento dos corpos e dos espaços de luta de muitas vidas que resistem aos poderes, reorganizando as dinâmicas da existência em contato, na inelutável articulação entre as diversidades, os direitos reivindicados e os afetos. Além disso, o Fazendo Gênero assume um caráter transnacional ao procurar estabelecer laços entre os feminismos de diversos continentes e busca promover um espaço de interlocução, considerando os contextos diversos entre os diferentes campos do conhecimento, as suas expressões artísticas, e entre os movimentos sociais e a academia.

Poderão apresentar trabalhos nos Simpósios Temáticos (ST), na forma de comunicação oral (apresentação), médicos / es, mestres, estudantes de pós-graduação, graduados, artistas e ativistas.

Prazo para inscrições: 29 de Outubro de 2019

Mais informações:http://fazendogenero.ufsc.br/12/

 

 

TÓPICO 4 - CURSOS NA ÁREA DE GÊNERO

 

 

Escuela Virtual de Incidencia Feminista Teresita de Barbieri

A incidência feminista nos níveis global, regional e nacional permitiu o avanço dos direitos da mulher. Fizemos grandes mudanças, mas ainda existem muitos desafios para alcançar a igualdade real, uma vida livre de todas as formas de violência, o direito de decidir sobre nossos corpos e uma vida digna para todos. Como Rede de Saúde da Mulher da América Latina e do Caribe, apostamos que o conhecimento acumulado nesses 35 anos e diversas experiências sejam disseminadas para fortalecer o movimento feminista regional. Por isso, criamos uma Escola Virtual de Incidência Feminista.

Nesta primeira versão da Escola Virtual de Incidência Feminista, prestamos homenagem a "Teresita de Barbieri", fundadora da RSMLAC, precursora da pesquisa feminista, socióloga, que concentrou sua pesquisa na situação das mulheres camponesas e trabalhadoras, trabalho doméstico e cotidiano, políticas populacionais, direitos reprodutivos e de saúde, gênero, esferas e esferas de ação e participação das mulheres na esfera estadual. Seu legado é para nós uma energia vital para continuar trabalhando pelos nossos direitos. Esse processo de treinamento visa fortalecer o conhecimento das mulheres defensoras dos direitos humanos na região, em torno das agendas políticas regionais e globais e seu impacto, como uma estratégia para defender os direitos sexuais, direitos reprodutivos, aborto e a saúde integral das mulheres. Também buscamos fornecer ferramentas teóricas e práticas para que cada um dos participantes tenha elementos para a construção de uma estratégia de advocacia internacional e regional, fundamentada em sua realidade organizacional.

Prazo para inscrições: 31 de Outubro de 2019

Mais informações: https://www.reddesalud.org/es/novedades/escuela-virtual-de-incidencia-fe...

Programa de atualização Universidades e gênero: para o desenho de políticas de igualdade

O Programa de Atualização "Universidades e gênero: em direção à formulação de políticas de igualdade" visa identificar avanços e nós resistentes nas universidades sob uma perspectiva de gênero, teorizar projetos em andamento e promover o design de novas ferramentas para reverter barreiras de gênero que existem e persistem no trabalho e na carreira de professores, iniciantes e estudantes universitários. Seu objetivo geral é oferecer a graduados universitários, trabalhadores seniores de universidades nacionais, pesquisadores e líderes universitários em geral, um treinamento sistemático destinado a tornar visíveis as formas de desigualdade de gênero nas universidades e promover a construção colaborativa de ferramentas destinadas a transformá-las em um endereço de justiça social e individual.

Prazo para inscrições: 30 de Setembro a 11 de Novembro de 2019

Mais informações: http://posgrado.filo.uba.ar/programa-de-actualizaci%C3%B3n-universidades...

Gênero e Diversidade no Cotidiano Escolar

Público Alvo Professores, diretores de escolas, psicólogos, sociólogos, psicopedagogos, profissionais da área da saúde e interessados na área.

Matrículas abertas.
Mais informações: https://saobraz.edu.br/cursos/genero-e-diversidade-no-cotidiano-escolar....

Especialização em Educação, Gênero e Estudos da Mulher e da Feminilidade

Promover a capacitação da profissional em Educação, Serviço Social, Psicologia, Antropologia e Saúde Integral da Mulher.
Matrículas abertas.
Mais informações: https://www.faculdademax.edu.br/cursos/pos-graduacao/educacao/pos-gradua...

Docência em gênero e sexualidade

As instituições de ensino devem ser espaços que promovem a aceitação às diferenças e discutem os temas mais urgentes da sociedade. Muitas questões consideradas tabus podem ser trabalhadas desde a infância para evitar situações posteriores de discriminação, preconceito e violência. Curso para capacitar educadores para desenvolverem atividades na área, atuando com a prática docente relacionada ao tema como forma de contribuir para mudanças significativas na sociedade.

Mais informações: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/docencia-em-gener...