Oportunidades na área de gênero - setembro/2018

Publicado em 28/09/2018 - 07:39

As informações divulgadas nesta página, exceto tópico 1 - Núcleo Pagu, foram extraídas de sites de organizações externas ao Núcleo e por isso não são de responsabilidade do Núcleo ou da Universidade Estadual de Campinas.
Para receber atualizações de oportunidades por e-mail, envie uma mensagem com o título inscrição divulga-pagu para pagu@unicamp.br, informando seu nome completo e solicitando sua inscrição.
Esta página pode receber atualizações com novas informações recebidas antes da postagem do mês seguinte.

 

TÓPICO 1 – NÚCLEO PAGU

 

Chamada de seleção de bolsa de iniciação científica para estudantes de ciências sociais.
O Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) divulga chamada para seleção de bolsa de iniciação científica voltada para estudantes de graduação em ciências sociais.
A bolsa, voltada para estudantes a partir do terceiro ano do curso, é vinculada ao projeto de pesquisa Bipolar de documentos: gênero e localizações sociais nos deslocamentos transnacionais através das prisões, sob responsabilidade da pesquisadora Natália Corazza Padovani.
Os interessados devem encaminhar, até o dia 2 de outubro, o histórico escolar e uma carta de intenções, na qual conste uma breve proposta de pesquisa, para o e-mail nataliacorazzapadovani@gmail.com. As entrevistas serão realizadas no dia 9 de outubro.
https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/eventos/chamada-seleca...

Violência e novos atores políticos - 03 de outubro - Sala Multiuso, IFCH. 
10:00 as 12:30
– Moderadora: Bibia Gregori | Mariana Pulhez – Violência obstétrica: reflexões sobre a construção de uma categoria | Tatiana Santos Perrone: Novos atores nos conflitos entre casais: tramas institucionais e profissionais
14:00 as 17:00 - Fernanda Kalianny Martins - Entre cobras, cães, sapos e jumentos: a categorização de abusadores em narrativas sobre relações abusivas | Juliana Farias -  Estupros, missões de paz e operações policiais | Ana Laura Lobato - Entre a indignação e o ódio: formas de justiçamento popular no Brasil.
Debatedor: Sérgio Carrara
Organizadoras: Guita Grin Debert, Regina Facchini, Maria Filomena Gregori e Isadora Lins França

Gênero, sexualidade e instituições - 17 de outubro - Sala de Defesa de Tese I
Moderadora: Iara Beleli
10:00 as 12:30
- Larissa Nadai - Das insígnias e técnicas de restrição: sobre dar autorização e arriscar autoridade. | Cilmara Veiga - Articulações entre crime, violência, sexualidade e gênero: de que é feito um maníaco?
14:00 as 17:30 - Vanessa Sander – As 'bichas' e os 'bofes' na 'crise' do sistema penitenciário | Bruno Cesar Barbosa - Produção de conhecimento sobre “pessoas trans” nas ciências sociais brasileiras (1980-2016). | Mauro Brigeiro – O Nomadismo da noção de desejo sexual na produção científico especializada: uma análise de duas obras clássicas na ciência do sexo.  | Dominique Macedo Momma – Avós e a Pensão Alimentar
Debatedor: Sérgio Carrara
Organizadoras: Guita Grin Debert, Regina Facchini, Maria Filomena Gregori e Isadora Lins França

Articulações entre gênero, sexualidade e raça - 31 de outubro - Sala Multiuso, IFCH
10:00 as 12:30
- Moderadora: Isadora Lins França | Gleicy Silva - Feminismos negros contemporâneos e mercado: o discurso do empoderamento como mediador de espaços de enunciação | Vinícius Zanoli - Coalizão de movimentos sociais: análise da circulação de repertórios, categorias e tecnologias de atuação a partir de um coletivo LGBT, negro e periférico.
14:00 as 17:00 - Stephanie Lima - “Atura ou Surta!”: articulações entre raça, gênero e sexualidade na ação política em universidades | Bruno Ribeiro - “Afronta, vai, se movimenta!”: estéticas e ativismos na cena preta LGBT da cidade de São Paulo | Marcella Betti -  Influenciadoras digitais crespas e cacheadas: pensando gênero, raça, mercado e ativismo.
Debatedor: Sérgio Carrara
Organizadoras: Guita Grin Debert, Regina Facchini, Maria Filomena Gregori e Isadora Lins França

Sexualidade, modos de classificação e saberes científicos - 07 de novembro - Sala de Defesa de Tese1, Prédio da Pós-graduação, IFCH. 
10:00 as 12:30
- Moderadora: Regina Facchini | Sarah Rossetti Machado - Da “adicção sexual” ao “comportamento sexual compulsivo”: saberes médico-científicos e controvérsias em torno da produção de um diagnóstico | Brume Dezembro Iazzetti - Gênero, política e conhecimento: uma etnografia da atuação de pessoas trans no contexto universitário.
14:00 as 17:00 - Carolina Branco de Castro Ferreira - Do governo dos cuidados: corpos, deficiências, sexualidade e poliomielite no Brasil. | Rodolfo Moraes Reis – A classificação indicativa e suas categorias morais: o mapeamento de imagens e cenas de sexualidade como ferramenta de proteção. | Ana Carolina Verdicchio Rodegher: O olho clínico: Charcot e a conformação da imagem na produção da Iconografia Fotográfica da Salpêtrière | Jonatan Sacramento -Políticas do conhecimento, políticas da diferença: uma etnografia das respostas institucionais ao Zika vírus
Debatedor: Sérgio Carrara
Organizadoras: Guita Grin Debert, Regina Facchini, Maria Filomena Gregori e Isadora Lins França

Gênero, sexualidade, espaços e trânsitos – 14 de novembro -  Sala Multiuso, IFCH.
10:00 as 12:30
- Moderadora: Isadora Lins França
Michele Escoura – Sem modéstia: noivas, vestidos e valor em disputa na organização de  festas de casamento | Fernando Ramírez Arcos - Narrativas urbanas da homossexualidade masculina: memórias, identidade e sentidos de lugar de homens gay em Bogotá | Mayana Nunes da Silva - Os garotos da Ilha do Amor: boys, trânsitos e mercado do sexo. | Sofia Mortara: - Arranjos Familiares e os(as) Avós
Debatedor: Sérgio Carrara
Organizadoras: Guita Grin Debert, Regina Facchini, Maria Filomena Gregori e Isadora Lins França

Gênero, sexualidade, ativismos e redes - 28 de novembro – Sala de defesa de Tese 1, Prédio da Pós-Graduação, IFCH
14:00 as 17:00
- Moderadora: Guita Debert | Clara Cazarini - “Vocês acham que o filho de vocês não frequenta banheirão?": Debates sobre moralidades entre as Mães Pela Diversidade | Thiago Falcão - Conectando a Colmeia: engajamento e produção de convenções em rede a partir do YouTube | Gabriela Nardy - Mulheres na tecnologia e “feminismo hacker” | Clara Coelho - Tensões e usos dos corpos na cena pós-pornográfica
Debatedor: Sérgio Carrara
Organizadoras: Guita Grin Debert, Regina Facchini, Maria Filomena Gregori e Isadora Lins França

Cadernos Pagu
cadernos pagu, revista online, de acesso aberto e gratuito do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu, publica artigos inéditos com contribuições científicas originais, que colaborem para a difusão de conhecimentos no campo dos estudos de gênero e a leitura crítica da produção internacional. Recebe artigos emfluxo contínuo em português, inglês e espanhol. Todo o material publicado, inclusive no período anterior à indexação no SciELO, se encontra disponível em http://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-pagu e http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu. No Scielo, disponível a partir da edição 16, em http://www.scielo.br/cpa
 

TÓPICO 2 - FINANCIAMENTO DE PESQUISA
 

Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação
Apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.
Inscrições até dia 05 de outubro de 2018.
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Chamada de propostas FAPESP-BAYLAT Workshop 2018
Chamada FAPESP 36/2018

Prazo: 08 de outubro de 2018
Serão apoiados dois workshops com pesquisadores do Estado de São Paulo e da Baviera.
Apoio: FAPESP e BAYLAT 
Mais informações: http://www.fapesp.br/en/11877

CHAMADA CNPq/MCTIC/MDS nº. 36/2018 - TECNOLOGIA SOCIAL
A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias. 
Inscrições até dia 15 de outubro de 2018.
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Cátedra Fulbright em Estudos Brasileiros na UMASS Amherst 2018-2019
A Cátedra Fulbright em Estudos Brasileiros se destina a professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação.
As candidaturas devem ser enviadas até o dia 23 de setembro de 2018.
Mais informações: http://fulbright.org.br/edital/docencia-em-estudos-brasileiros-na-univer...

Chamada CNPq/SNSF Nº 29/2018
Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País no âmbito da colaboração científico-tecnológica entre grupos brasileiros e suíços, nas áreas priorizadas para colaboração.
Inscrições até dia 23 de novembro de 2018. 
http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_...

Chamada de propostas SPRINT - Edição 3/2018
Chamada FAPESP 37/2018
Prazo: 29 de outubro de 2018

Serão apoiadas colaborações com 14 instituições de ensino e pesquisa no exterior.
Apoio: FAPESP, Cardiff University, Carleton University, CSTC, FNRS, Imperial College London, Queen’s University of Belfast, Swinburne University of Technology, Texas A&M University, University of Missouri, University of Münster, University of Nebraska – Lincoln, University of Bath, University of Surrey e University of Toronto 
Mais informações: http://www.fapesp.br/11897

Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt
Concede bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.
Submissão: até 29 de Novembro de 2019

Para saber mais, http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/humboldt

Chamada de Propostas FAPESP-University of Surrey
Novos projetos de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da Universidade de Surrey e do Estado de São Paulo
Submissão: fluxo contínuo
Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/en/11623

São Paulo Research Foundation (FAPESP)
Novos projetos de pesquisa colaborativa entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.
Submissão: Fluxo contínuo

Para saber mais, acesse: https://ahrc.ukri.org/funding/apply-for-funding/current-opportunities/sa...

Fluxo Contínuo 
A Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) oferece em fluxo contínuo financiamento para projetos de pesquisa individuais e colaborativos a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
Para saber mais, acesse: http://www.fapesp.br/auxilios/

Chamada FAPESP 25/2017
Chamada de Propostas - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo
Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência.
Apoio: FAPESP e CNPq
http://www.fapesp.br/10992 

Chamada FAPESP 41/2016
DFG/FAPESP  Coordinated Programmes

Prazo para recebimento: fluxo contínuo
Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 
http://www.fapesp.br/10624

Chamada FAPESP 40/2016
DFG/FAPESP Research Grant Proposals 
Prazo para recebimento: fluxo contínuo

Propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Apoio: FAPESP e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)
http://www.fapesp.br/10623

Chamada FAPESP 42/2015
Chamada de propostas em colaboração com propostas submetidas ao EU Horizon 2020 

Prazo para recebimento de propostas: fluxo contínuo
A pesquisa em colaboração abrange todas as áreas do conhecimento.
Apoio: FAPESP e União Europeia/Horizonte 2020
http://www.fapesp.br/9775 

Fundo de Estruturação de Projetos - BNDES FEP
O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados. Mais informações em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home
 

TÓPICO 3 - ENVIO DE ARTIGOS, TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
 

3.a - chamada para submissão de trabalhos; 

Revista Odeere 2018.2: Afrofilosofias e saberes diaspóricos - Chamada para dossiê 
Revista Odeere convida autoras/es para participarem do dossiê “Afrofilosofias e saberes diaspóricos: Filosofias pretas nas palmas das mãos”, remetendo-nos artigos que tematizem a filosofia negra e da ancestralidade em suas várias dimensões, tais como práticas educativas e de produção de conhecimento afrocentrada, afroperspectivada, afro-referenciada, práticas discursivas, estereótipos, estigmas e combate ao racismo, que promovam diálogos entre a afrofilosofia e a Educação, as questões de gênero, etnia e raça, viabilizem interfaces entre a antropologia, a sociologia, o direito e a etnofilosofia.
Data máxima para envio dos textos: 30 de Setembro de 2018
Mais infromações: http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/issue/view/187

Revista Araticum - Chamada Araticum vol. 18, nº2: “Literatura e afeto”
Teóricos e críticos de diversas áreas têm demonstrado crescente interesse pela temática do afeto, o que levou autores como Patrica T. Clough (2010) a falar de uma “virada afetiva” a partir dos anos 1990s. Entre as correntes críticas que contribuíram para essa virada, vale destacar a crítica feminista e Queer, que avançaram os debates em torno de gênero, corpo, e também das formas de subjetividade associadas a essas categorias. O cenário contemporâneo justifica o interesse na temática do afeto, uma vez que as relações humanas estão cada vez mais virtualizadas, e os afetos banalizados ou automatizados nas redes sociais. Assim, investigar como escritores e artistas se posicionam diante desse cenário pode promover contribuições importantes para o entendimento das relações entre processos históricos e materiais e a forma como os sujeitos respondem a eles. O vol. 18, nº 2, da revista Araticum, pretende reunir ensaios que se proponham a discutir tais relações e a analisar as diferentes poéticas afetivas presentes na literatura e nas artes, também valorizando perspectivas inter ou transdisciplinares.
Editores do número: Geraldo Magela Cáffaro e Telma Borges
Prazo para envio dos artigos: até 30 de setembro de 2018.
Endereço para envio: http://www.revistaaraticum.unimontes.br/index.php/araticum

Revista Percursos Linguísticos
CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2018/02

Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online de 15 de setembro a 01 de outubro de 2018, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa: Estudos Sobre Texto e Discurso; Estudos Analítico-descritivos da Linguagem; Linguística Aplicada; Tradução, identidade e Sentido.
Mais informações: http://periodicos.ufes.br/percursos/announcement/view/294 

Revista de Bilros - História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) 
CHAMADA DE SUBMISSÃO PARA O  Dossiê “História das mulheres e das relações de gênero”

O Dossiê reunirá trabalhos que versem sobre o gênero como componente cultural e histórico nas diversas sociedades, como parte integrante de cotidianos e eventos, assim como da construção de subjetividades e de memórias individuais e coletivas. Interessa-nos estudos que tratem sobre a atuação de mulheres em processos históricos, as relações de gênero e suas implicações na produção de subjetividades, as possíveis intersecções com raça, classe, etnia e geração, assim como as múltiplas resistências e movimentos sociais. A Chamada de textos para este dossiê estará aberta até o dia 20 de outubro.
Mais informações: http://seer.uece.br/?journal=bilros&page=announcement&op=view&path%5B%5D=56

Revista Diversidade e Educação - Chamada para submissão de Artigos
Volume 6, número 2 - Gêneros e espaços educativos - envio de trabalho até o dia 31 de outubro de 2018.
Mais informações: https://periodicos.furg.br/divedu

Dossiê: GÊNERO: REVISITANDO TEORIAS, MOVIMENTANDO ANÁLISES
Organização: Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (UNIOESTE), Dra. Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE) e Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (FFCLRP-USP)
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros; Leitura Performativa; Discurso.
Submissão: até 01 de novembro de 2018.
Acesse: http://e-revista.unioeste.br/index.…/travessias/announcement

CADERNO ESPAÇO FEMININO - CHAMADA DE ARTIGOS PARA O V.32, N.2 (2018)
DOSSIÊ TEMÁTICO "Gênero, Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos"
Organização: CARLA DENARI GIULIANI (FAMED/UFU/LGV/NEGUEM) e CLAÚDIA COSTA GUERRA (ESAMC/UDI/SOS MULHER E FAMÍLIA UDI/CMDM/NEGUEM)
PRAZO FINAL PARA ENVIAR ARTIGOS: 30 de novembro de 2018
Mais informações: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem

Chamada para publicação Revista Sociopoética n. 21 (2018.2)
Dossiê: Corpos femininos nas narrativas contemporâneas da América Latina – artes, artes visuais, literatura e mídias

Prazo para envio de artigos: 15 de dezembro de 2018
Organizadoras: Paula Daniela Bianchi (UNDAV/Argentina) e Rosângela Fachel de Medeiros (URI/Brasil)
Mais informações: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVISOCIOPOETICA/

Cadernos de Gênero e Diversidade 
Chamada para o Dossiê - Subjetividade, Cultura e Poder: Politizando Masculinidades Negras

Organizadores: Osmundo Pinho (UFRB) e Rolf Malungo de Souza (UFF) 
A chamada de artigos para este estará dossiê estará aberta até o dia 30 de janeiro de 2019.
Mais informações: https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv/announcement/view/207

Dossiê "Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção" - Nº 11 da Revista Periódicus
Organização:Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN), Elias Ferreira Veras (UFAL) e Kleber José Fonseca Simões (UNEB)

Os textos, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, deverão ser enviados até dia 31 de janeiro de 2019.
Mais informações: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus

Chamada para publicação Revista Sociopoética n. 21 (2019.1)
Dossiê: Literaturas africanas no feminino – Narrativas, Identidades, Diásporas

Prazo para envio de artigos: 10 de fevereiro de 2019
Organizadoras: Rosilda Alves Bezerra (UEPB/Brasil) e Zuleide Duarte (UEPB/Brasil)
Mais informações: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVISOCIOPOETICA/
 
Revista LETRAS - Letras 59
Título: Corpo, trauma e memória: desfazendo gêneros na literatura e nas artes das Américas

Ementa: Na década de 1970 do século passado, o advento da crítica feminista foi considerado pela academia como algo nefasto, uma onda de militância ideológica que veio para destruir as artes e a literatura, menosprezando a realização estética dos textos e reduzindo sua importância e valor à política. Contudo, já nos anos 1980, a crítica feminista foi reconhecida por teóricos do calibre de Jonathan Culler e Terry Eagleton como uma das mais poderosas forças de renovação da crítica contemporânea. Desde então, a crítica feminista tem transformado, do Ocidente ao Oriente, a forma como lemos e pensamos as artes e a literatura, a partir de questionamentos como:
- Qual a relação da leitura e da literatura com o gênero?
- O que a leitura e a interpretação das artes têm a ver com gênero?
- As mulheres leem de forma diferente?
- O que as artes visuais, o teatro, a música e a literatura têm a nos dizer sobre as relações entre códigos de gênero e normas sociais, discriminação e intervenção crítica?
- Qual a relação entre textualidade, iconicidade, poder e conhecimento?
Prazo para envio: 15 de março de 2019.
Mais informações: http://gelbcunb.blogspot.com/p/agenda_12.html

3.b - chamada para submissão de trabalhos em eventos;

Conferência Internacional " Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania – Diferentes Olhares, Outras Perspectivas"
06 e 07 de dezembro de 2018 | SCTE-Instituto Universitário de Lisboa | Lisboa, Portugal
Chamada para trabalhos
Submissão de resumos – 30 de Setembro de 2018
Data limite de inscrição – 15 de Novembro de 2018
Organização: DINÂMIA’CET-IUL
Mais informações: https://mailchi.mp/538d117a57ff/international-colloquium-cities-in-the-a...

IX Congresso Internacional da ABEH
28 a 30 de Novembro de 2018 | Fortaleza
Simpósio temático 43: Processos de produção, manutenção e modificação de masculinidades e feminilidades nos territórios escolares com atenção aos marcadores sociais de gênero, sexualidade, geração, raça, etnia e classe. Coordenação: Prof. Dr. Fernando Seffner (UFRGS), Prof. Me. Antonio Jeferson Barreto Xavier (UFRGS) e Prof. Dr.Marcos Lopes de Souza (UESB). 
O prazo final de submissão é 15 de outubro. 
Todas as informações estão em www.congressoabeh.com.br

3.c - inscrições abertas para participação em eventos

ENGENERO III - Encontro Internacional de Estudos de Gênero (ENGENERO III)
"Saber, Violência e Ação: A universidade construindo ou reforçando (pré) conceitos?"

06, 07 e 08 de novembro de 2018 | Vitória, ES | LEG (Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) 
O prazo máximo para inscrições para apresentação de trabalhos foi prorrogado para o dia 30 de setembro.
Mais informações no site:  http://legpv.ufes.br/
Inscrições no link: http://legpv.ufes.br/inscricoes

V CONEDU - Congresso Nacional de Educação
17 a 20 de Outubro de 2018
Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE) | Recife - PE
Entre os dezenove Grupos de Trabalho, há o GT "Gênero, Sexualidade e Educação"
As inscrições para ouvintes poderão ser realizadas até o dia 27 de Setembro de 2018. Mas há diferentes prazos para chamadas promocionais.
Mais informações: http://www.conedu.com.br/

Conferência Internacional " Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania – Diferentes Olhares, Outras Perspectivas"
06 e 07 de dezembro de 2018 | SCTE-Instituto Universitário de Lisboa | Lisboa, Portugal
Chamada para trabalhos
Submissão de resumos – 30 de Setembro de 2018
Data limite de inscrição – 15 de Novembro de 2018
Organização: DINÂMIA’CET-IUL
Mais informações: https://mailchi.mp/538d117a57ff/international-colloquium-cities-in-the-a...

Colóquio Internacional "Saber de Mim Sabendo das Coisas" - Homenagem aos 80 anos de Maria Velho da Costa
12 e 13 de Novembro de 2018 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Teatro Nacional de São João | Portugal
Inscrição: 22 a 30 de setembro de 2018
Mais informações: http://plataforma9.com/congressos/coloquio-internacional-homenagem-80-an...

7º SETEMBRO É GAYBOA -  Salvador, BA
É o mês das cores e da diversidade! Setembro é GayBoa! E para comemorar nada melhor do que reforçar as parcerias com o que melhor representa o debate de gênero na Bahia. São espetáculos, shows, bate-papos, performances, documentários, que abrem espaço ao grito por liberdade e respeito, que todos merecem!
EXPOSIÇÃO:  Cores e Flores para Tita - Adeloyá Magnonide - de 01 a 30/09. TEATRO:  Criança Viada ou de como me Disseram que eu era Gay - Vinicius Bustani - 28 e 29 /09 (sextas e sábados) - 19h. MÚSICA: Diva Box Canta Cazuza – 27(quinta) - 19h.  CINE: O Gongo - de 01 a 30/09.
MAIS INFORMAÇÕES: https://docs.google.com/document/d/141x52NOOOds9jlXN-V3_s6temPK-G0VwnxeL...

Wendy Goldman no Brasil com Pão e Rosas Mulher e Revolução Russa
30 de setembro | São Paulo, SP
https://www.facebook.com/events/164226257475651/ 

Direitos Humanos e Antropologia em Ação
31ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia 

09 a 12 de dezembro de 2018 | Brasília - DF
GT 40. Fronteiras, saúde, gênero e sexualidade: conexões, deslocamentos e alteridades corporais, espaciais, temporais 
Guilherme Rodrigues Passamani (UFMS)
(Coordenador/a)
José Miguel Nieto Olivar (Faculdade de Saúde Pública USP)
(Coordenador/a) 

Resumo: O GT visa aglutinar pesquisas que reflitam sobre fronteira, saúde, gênero e sexualidade a partir de contextos espaciais, temporais ou corporais imaginados como marginais, fronteiriços ou minoritários, ou que remetam a problematizações, conexões laterais ou transformações acerca de centros ou arranjos majoritários. Nesse marco relacional, interessa pensar as experiências de sujeitos e grupos sociais a partir da intersecção com outras categorias de diferenciação: etnia, região/procedência, geração, classe, escolarização, orientação sexual, religião, raça/cor. Estamos atentos, também, a questões como trânsitos, deslocamentos, circulação, fluxos migratórios e processos de (des/re)territorialização e fronteirização, relacionados com agenciamentos de saúde, de gênero e sexualidade. Além de pesquisas sobre "mobilidades", são bem-vindas pesquisas que abarquem a construção social do desejo, do cuidado, do adoecimento e do gênero em “outros geográficos”, “entre-cidades”, "zonas” e contextos rurais, priorizando aqueles lugares que estão atravessados pela sua nomeação como fronteiras, margens ou periferias. O GT tem o intuito de melhor compreender as multiplicidades de formas e sentidos da saúde (processos de adoecimento, cuidado e morte), do gênero e da sexualidade, em articulação com processos territoriais "menores".
VIII Prêmio Antropologia e Direitos Humanos - “Antropologia e Direitos Humanos: violências, ativismos e direitos” - Trabalhos de Doutorado, Mestrado e Graduação - Inscrições até: 01 de outubro de 2018
Mais informações: http://www.31rba.abant.org.br/

II Semana "A Revolução do Gênero"
02 a 04 de outubro | IFMG Campus Bambuí 
https://www.facebook.com/events/1891929937776493/?active_tab=about

Oficinas de Etnografia "Medo e Tráfico de Pessoas"
3 de outubro, das 14 às 16 horas | na Sala de Vídeo do IFCH
Profa. Dra. Adriana Piscitelli, do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp (Pagu)
Mais informações: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/programa-ciencias-soci...

Seminário Gênero, Saúde e Direitos Humanos
03 e 04 de outubro | Instituto de Ciências Sociais (ICS) - Ufal | Desigualdades  
e políticas da ciência
Mais informações: https://www.doity.com.br/ivmandacaru#registration

Minicurso “Feminismos em Discurso: Efeitos de histórias e lutas" 
06 de outubro de 2018 | Jacquemin, USP | Ribeirão Preto/SP 
Profa. Dra. Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE, E-l@dis/USP, Ribeirão Preto)
Profa. Dra. Elaine Pereira Daróz (E-L@DIS/USP, Ribeirão Preto)
Mais informações:  https://feminismosemdiscurso.wordpress.com/

Mostra Cine Diversidade - gênero e sexualidade no cinema
06 e 07 de outubro | Centro de Artes da Maré
Mostra de cinema sobre gênero e sexualidades
Organização: Cine Diversidade | DELAS - ColetivA de Livre Expressão de Afetos | Centro de Artes da Maré
Mais informações: https://www.facebook.com/events/852834331545669/?active_tab=about

Revista Praça UFPE
DOSSIÊ: Gênero, Feminismos e Antiproibicionismo.

Vivemos um cenário político-social de expansão de discursos conservadores e cerceadores das liberdades individuais das mulheres, de reprodução e intensificação de diversas formas de violência. É neste contexto que a Revista Praça abre chamada para o dossiê temático: "Gênero, Feminismos e Antiproibicionismo". Seu principal objetivo é fortalecer as vozes de resistência historicamente silenciadas, que têm apontado os traços estruturais e subjetivos das opressões e vêm retomando seus espaços de existência. Isso passa também pelo reconhecimento crítico das narrativas de dominação sobre os povos que hoje agregam o Sul Global, o Terceiro Mundo e as periferias.
Fim da chamada: 15 de outubro de 2018
Expectativa de data de publicação: dezembro de 2018
Para maiores informações e ver a proposta do dossiê completa:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/praca/index
revistapracaufpe@gmail.com

42º Encontro Anual da Anpocs
22 a 26 de outubro de 2018 | Caxambu - MG
Divulgação GT sobre gênero: GT30 Sexualidade e gênero: corpos, sujeitos e políticas
Coordenação: Isadora Lins França (UNICAMP) e Horácio Sívori (IMS-UERJ)

O continuado interesse pela sexualidade nas Ciências Sociais brasileiras, nas últimas duas décadas, ampliou e diversificou os recortes empíricos, caminhos analíticos e referenciais teóricos das pesquisas nessa temática, consolidando um debate vigoroso. Ao mesmo tempo, emergem novos questionamentos no contexto social mais imediato, em que gênero e sexualidade têm sido objeto de intensa disputa política. Seguem como características marcantes o rigor da pesquisa empírica e a refinada reflexão sobre a produção de corpos, sujeitos e direitos e suas formas de regulação moral e jurídica. Verifica-se um sofisticado investimento sobre as articulações entre sexualidade e gênero, raça, classe social e geração, na interface com identidades, territorialidades e violência. Novas compreensões sobre práticas sexuais, erotismo, pornografia e mercados eróticos acompanham recortes empíricos originais. Considerando o adensamento alcançado, para o qual foram cruciais as experiências anteriores realizadas no âmbito da ANPOCS, este GT propõe-se aprofundar a discussão desses diferentes temas e de suas conexões, com vistas à reflexão crítica num campo em que a pesquisa é inseparável de questões relacionadas a ética, reconhecimento e direitos. Temas privilegiados no debate: políticas sexuais, direitos e sujeitos; saberes, moralidades e formas de regulação; sexualidade, gênero e suas intersecções com raça, classe social e idade; mobilidades, mercados e fronteiras; violência, erotismo e corpo.
Para mais informações, acesse: http://www.anpocs.com/

III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero
31 de outubro e 03 de novembro de 2018 | Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) | Ouro Preto, MG
“Subjetividades Dissidentes e Direito”
Organizado pelo Diverso — Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero UFMG e pelos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFOP e da UFMG
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1949536685058771/

XIX Conferência Anual WISPS: Women in Spanish, Portuguese and Latin American Studies
02 e 03 de novembro de 2018 | Institute of Modern Languages Research da Universidade de Londres 
http://www.wisps.org.uk/conferences/wisps-annual-conference-2018/

II Simpósio Internacional em Narrativas, Gênero e Política: Mulheres e resistências em tempos de violação de direitos
08 e 09 de novembro de 2018 | Belo Horizonte | UniBH 
Mais informações: https://www.even3.com.br/ngp2018

XXXVIII Encontro da Associação Portuguesa de História Econômica e Social
O Gênero na História Econômica e Social

Faculdade de Letras e Centro de História da Universidade de Lisboa
16 e 17 de novembro de 2018
Inscrição antecipada: até 30 de setembro 
Inscrição tardia: de 01 a 15 de outubro
Mais informações: https://aphesencontro2018.weebly.com/

Violência de Gênero - 17 de novembro 
Arteconciencia | Centro Cultural Islas Malvinas | La PLata, Argentina
Mais informações: https://www.facebook.com/events/477583586057392/ 

IX ENEC "Consumo e Gênero: Repensando o Consumo a partir da Produção da Diferença"
9º Encontro Nacional de Estudos do Consumo 
5º Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo
3º Encontro Latino-Americano de Estudos do Consumo

21 novembro de 2018 -  23 de novembro | ESPM - Escola Superior de Propaganda e Markenting | Rio de Janeiro – RJ 
Mais informações: https://m.facebook.com/events/201334967256805 
https://www.enec2018.sinteseeventos.com.br/

Cimeira dos Direitos Humanos das Mulheres
XXIII Congresso da F.I.F.C.J.

Lisboa - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
20 a 22 de novembro de 2018
Visa debater e analisar os Direitos Humanos das Mulheres sob uma perspetiva jurídica feminista e fazer propostas e recomendações para a sua defesa e promoção.
https://www.cig.gov.pt/2018/07/cimeira-dos-direitos-humanos-das-mulheres...

III VIVENDO SEM VIOLÊNCIA - " Violência, gênero e raça"
22 a 24 de novembro de 2018
| Campus Jatobá, Universidade Federal de Jataí, em Jataí, Goiás. 
Realizado por PEGGS – Projeto de extensão de Práticas em Educação, Gênero, Sexualidade e Subjetividades - da UFJ, com apoio da UFJ e da Prefeitura de Jataí. Trata-se de um congresso que têm como objetivo a defesa dos direitos equânimes de gênero e raça em nossa sociedade, priorizando medidas e estudos contra a violência de gênero e a discriminação.
Mais informações: https://pegss.jatai.ufg.br/p/25830-apresentacao-iii-vivendo-sem-violencia

XX Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa  
Sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR) e 19º Simpósio Baiano de  
Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero 
“Feminismos, ativismos e produção do conhecimento”

04 a 07 de dezembro de 2018 | Universidade Federal da Bahia - UFBA | Salvador -  
BA
https://www.redor2018.sinteseeventos.com.br/

IV Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão
07 a 09 de novembro 2018
| UFGD | Dourados, MS
GT09 - Gênero, sexualidade e prisão
GT18 - Perspectivas etnográficas na cadeia: sentidos do encarceramento, concepções de justiça e subjetividades.
E mais de 20 outros GTs
Mais informações: https://www.prisoes2018.sinteseeventos.com.br/

Revista Humanidades e Inovação - Chamada para submissão Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais
Organização: Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-Letras), Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva (UFT/PPG-Letras) e Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-Letras)
Prazo de submissão: 30 de novembro de 2018.
Publicação: fevereiro de 2019
Mais informações: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/announcement/v...

VI Seminário da Educação Brasileira Cenário Econômico e Política Mundial e Tensões Contemporâneas na Educação 
Data: 10 a 12 de dezembro de 2018

Local: Campinas, SP | CEDES - Unicamp
Link: http://www.anped.org.br/eventos
http://www.anped.org.br/content/vi-seminario-da-educacao-brasileira

 
TÓPICO 4 - CURSOS NA ÁREA DE GÊNERO

 

ARTES, SEXUALIDADES E GÊNEROS: MEMÓRIA E DESLOCAMENTOS 
Curso de extensão - IEL/ UNICAMP
Professora responsável: Mônica Graciela Zoppi Fontana
Professoras regentes: Karine de Medeiros Ribeiro e Maria Fernanda Moreira
Período de inscrições: 15/09/2018 até 26/10/2018.
Período de oferecimento: 27/10/2018 até 01/12/2018.
Mais informações:https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%8Eg%D5%C2%5E%E1%DD%9E&o...

Curso de Extensão - Entre margens, sofrimento e violência: introdução ao pensamento de Veena Das
Prof. Dra. Carolina Parreiras - DA/USP
Duração: 22 de outubro a 32 de dezembro

Objetivo: Este curso tem como objetivo introduzir aos participantes os principais conceitos presentes na obra da antropóloga Veena Das. Dentre eles, vale salientar suas formulações sobre violência, dor e sofrimento, na medida em que salienta a importância da experiência e do cotidiano para compreendê-los. Assim, é pertinente também refletir sobre a importância que autora confere ao trabalho de campo etnográfico. Além disso, outro eixo do curso gira em torno do conceito de margem, desenvolvido por Das em parceria com Deborah Poole. Nesse sentido, é possível avançar em outro âmbito do pensamento da autora, qual seja o entendimento do Estado a partir da ideia de margem e das complexas relações que vão muito além de simplesmente coloca-los em lados opostos. A partir de sua produção mais recente, o curso também propõe discutir a ideia de pobreza, em sua associação com saúde e doença. Por fim, o último fio condutor é a aproximação entre antropologia, filosofia e outras ciências, sendo que autores parceiros de Das serão discutidos. O curso pretende fornecer aos participantes elementos analíticos e teóricos para lidar com os temas propostos, permitindo assim um melhor entendimento da realidade social.
Mais informações em: http://sce.fflch.usp.br/node/2817

Gênero e Diversidade no Cotidiano Escolar
Público Alvo: Professores, diretores de escolas, psicólogos, sociólogos, psicopedagogos, profissionais da área da saúde e interessados na área.
Matrículas abertas.
Mais informações: 
https://saobraz.edu.br/cursos/genero-e-diversidade-no-cotidiano-escolar....